15 momentos marcantes da Olimpíada do Conhecimento 2016

Foram anunciados na noite deste domingo (13) os vencedores da

Olimpíada do Conhecimento 2016

. O evento, promovido pelo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

e pelo

Serviço Social da Indústria (SESI)

, em Brasília, reuniu 1.200 alunos de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, dos Institutos Federais de Educação Profissional, alunos do SESI e de escolas públicas.

Nos quatro dias de evento, os jovens demonstraram toda a habilidade técnica que aprenderam em sala de aula em uma disputa emocionante e que atraiu milhares de pessoas à estrutura montada no centro da capital do país. Além dos grandes desafios propostos às equipes, os estudantes participaram de desafios individuais, do Festival SESI de Robótica, de uma disputa de projetos inovadores – Inova SENAI, Grand Prix SENAI de Inovação, Mostra SESI de Ciências e Engenharias, entre outros eventos paralelos. Confira uma seleção de fotos dos principais momentos da OC2016:

1. Uma mega estrutura para receber competidores e visitantes

A Olimpíada do Conhecimento 2016 ocupou uma área de

50 mil metros quadrados

na área externa do ginásio Nilson Nelson, no centro de Brasília. Ao todo, 118.754 pessoas passaram pelo local entre os dias 10 e 13 de novembro.

Vista aérea feita por drone da Olimpíada do Conhecimento

2. Abertura em grande estilo

O ginásio Nilson Nelson ficou pequeno para tanta emoção durante a abertura da Olimpíada do Conhecimento.

Foi um show de luzes, projeções, dançarinos

e claro, das delegações com competidores de 26 unidades da federação.

Cerimônia de abertura

3. Teve noite de glamour no SENAI Brasil Fashion

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

(SENAI)

de vários estados apresentaram

mini-coleções de moda, desfiladas por modelos renomadas no Brasil e no exterior

. Para chegar a esse resultado, os estudantes receberam orientações de grandes estilistas do setor: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer.

SENAI Brasil Fashion

4. Sobrou ação no Festival SESI de Robótica

A disputa reuniu 54 equipes de escolas públicas e do Serviço Social da Indústria

(SESI)

. São estudantes de 9 a 16 anos que encontraram na robótica uma

maneira divertida de aprender

matemática, química e física e lições como a importância do trabalho em equipe.

Festival de Robótica

5. Uma viagem pela magia das profissões

Essa foi a proposta da exposição

A Arte do Ofício

. Ferramentas e materiais usados pelo homem ao longo da história foram apresentados em vídeos, documentos históricos, obras de arte e réplicas dos instrumentos utilizados pelos nossos ancestrais. Profissionais, como o luthier da foto, fizeram peças durante toda a mostra.

Luthier na exposição A Arte do Ofício

6. Palestras disputadíssimas

Quem passou pela Olimpíada do Conhecimento, também podia participar do

ciclo de palestras

. Games, customização de carros, saúde, marketing digital e moda, foram apenas alguns dos temas.

Palestrantes de Moda da OC2016

7. O futuro chegou na Olimpíada do Conhecimento

O projeto Escola SESI SENAI do Futuro mostrou ao público as tecnologias usadas pelas duas instituições em salas de aula. Era possível testar, por exemplo,

simuladores e aplicativos de realidade aumentada

simuladores na OC

8. Moda pra cachorro

Alunos do SENAI foram desafiados a produzir peças de

roupas multifuncionais, do tipo jaqueta que vira bolsa

. Além disso, tinham de fazer roupinhas para cães. Tudo pensado dentro do conceito de sustentabilidade.

Desfile de Moda PET

9. Quanto mais leite melhor

O desafio dos estudantes de institutos federais foi o de aumentar o conforto térmico dos animais, reaproveitar água, dentre outras medidas. Na prática, eles precisavam unir tecnologia e técnicas tradicionais para aumentar a

produtividade leiteira

Vacas

10. Teve casa inteligente

Erguer uma casa popular inteligente, da prancheta à última telha, foi o desafio proposto aos alunos do SENAI.

Uma casa que faz reúso de água

e tem sistemas de geração própria de energia e de redução do consumo.

Casa Popular Inteligente

11. Carro compartilhado

Em outro desafio, o objetivo era

desenvolver um carro conceito

para ser compartilhado como as bicicletas de aluguel. Cada automóvel precisava ser movido a energia solar ou elétrica e sem emissão de poluentes.

Carro compartilhado

12. Tecnologia de ponta

A OC2016 reuniu não apenas competidores, como também uma série de equipamentos de ponta utilizados nas indústrias mais modernas. Um dos destaques foi o

robô Eva

, que simula o corpo humano. Boa parte dele é feita de peças criadas em uma impressora 3D.

Robô Eva

13. Interatividade com o público

No espaço Escola SESI SENAI do Futuro, o público conheceu

novas tecnologias

já utilizadas ou previstas para o ensino. O aparelho de realidade aumentada, por exemplo, permite a interação com o usuário.

Público interagindo com a tecnologia da OC

14. Avaliação da Educação Profissional

Estudantes de todo o Brasil fizeram as provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) dos cursos de qualificação profissional. Entre eles, 27 alunos do SENAI com algum tipo de deficiência dos cursos de Panificação, Operador de Microcomputador e Costura. Para garantir a total acessibilidade deles, que integram o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), foram feitas

algumas adaptações nos equipamentos

Alunos PCD

15. Empresários

Algumas disputas como o

Inova SENAI

e o

Grand Prix SENAI de Inovação

contaram com a participação de empresários. Eles foram os responsáveis por avaliar os processos e produtos desenvolvidos pelos alunos e instrutores do SENAI. Se os olheiros se interessam por essas ideias, eles podem financiá-las para inserí-las no mercado.

Grand Prix SENAI de Inovação

Leia todas as notícias sobre a

Olimpíada do Conhecimento

. Acesse as fotos do evento no