Quem Somos

Sindirepa é transformação

Nós do Sindirepa acreditamos nisto. E acreditamos que a indústria da reparação automotiva do Rio é um dos maiores agentes de mudança do nosso estado. Por isso, estamos ao lado de todas elas, apoiando e incentivando através da Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan IEL, Firjan CIRJ e com os nossos parceiros estratégicos.

Juntos, geramos ideias, empregos e desenvolvemos soluções para a transformação que tanto desejamos.

Desenvolver a indústria da reparação automotiva é fundamental para a economia. Mas não é só isso. Desenvolver a indústria gera emprego e renda, amplia e cria novos negócios, estimula a inovação tecnológica e tudo isso é fundamental, também, para o desenvolvimento pleno do estado do Rio e de toda a sociedade.

Garantir o crescimento sustentável da indústria é a nossa missão. Representamos todas as indústrias da reparação do estado do Rio, que conta com  cerca de 1.210 empresas associadas. Com nossas co-organizações – Firjan SESI, Firjan SENAI, Firjan IEL e Firjan CIRJ – nós do Sindirepa atuamos em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares.

Nosso trabalho integrado permite algo inédito: reunir em um só lugar todo o apoio, incentivo, informações e soluções para estimular o desenvolvimento da indústria de Reparação Automotiva. Portanto, seja qual for o desafio, o empresário pode contar com nossa parceria integral. E o cidadão, com o nosso compromisso de transformar o estado do Rio.

O Sindirepa têm como objetivo a proteção dos consumidores contra práticas abusivas que possam de alguma forma estabelecer a baixa qualidade final dos serviços automotivos, principalmente, na relação com as seguradoras de automóveis.

O Sindirepa exerce fundamental função de zelar pelo cumprimento da legislação que rege a as empresas de reparação automotiva no Estado, pelo respeito às Normas-Padrão da Atividade e às recomendações do ABNT, aos preceitos éticos, representando, quando for o caso, às autoridades competentes sobre qualquer infração aos preceitos neles ·contidos nessas normas supra referidas.

Quem Somos

Através do Código de Ética do Sindirepa busca regular, em especial, os Setores de Funilaria, Pintura, Mecânica de Auto e Caminhões, bem como, a reparação de Motocicletas.

O nosso maior investimento é você

Fundado em 1951, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) representa todo o setor automotivo, dos quais destacamos: funilaria, pintura, mecânica, retífica,  instaladoras de gás natural veicular, empresas de retestes,  auto center’s, centro automotivo, borracheiro, mecânica e manutenção de motos, dentre outros. Ao longo dos anos, a maior parte dos projetos foram realizados com apoio de muitas parcerias e resultaram em compromissos sérios, canalizados diretamente aos associados.

A atuação do sindicato é moldada em função das necessidades as empresas associadas, a quem buscamos prestar o melhor serviço, tendo sempre a eficiência e a transparência dos nossos atos como principais pilares.

Ao longo dos anos, esta gestão criou e executou pautas de trabalhos com ações que resultaram em excelentes resultados, a exemplo de parceria com seguradoras, do pagamento de atividades acessórias, da formação de comitês técnicos para discussão de custos e da divulgação periódica de boletins informativos.

Com o apoio do sindicato, durante as negociações coletivas os associados têm a oportunidade de definir convênios com as empresas de assistência médica e de seguro.

Representando o segmento funilaria e pintura, o Sindirepa está sempre presente nas reuniões do setor em diversas cidades do Brasil, assinando convênios e garantindo o retorno satisfatório para seus negócios.

Filiado à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Sindirepa atua também em parceria com o SENAI-RJ, oferecendo uma extensa grade de cursos de capacitação profissional que atende os interesses do mercado.

Sindirepa

É interessante saber como o Sindirepa teve um papel decisivo na história da indústria de reparação automotiva no Brasil. A transformação do sindicato de representação municipal para estadual foi um marco importante na sua trajetória, possibilitando que a entidade passasse a representar toda a categoria automotiva do estado do Rio de Janeiro.

O trabalho em parceria com o Senai-RJ também foi fundamental para o desenvolvimento da indústria de reparação no estado, possibilitando a criação de cursos de mecânica e especialização para os profissionais do setor. Com isso, foi possível suprir a demanda por qualificação técnica, antes atendida por cursos em São Paulo.

A filiação do Sindirepa ao Sindirepa Nacional reforça ainda mais o seu papel como representante da categoria em todo o país. É essencial que os sindicatos trabalhem em conjunto para garantir os interesses dos profissionais do setor de reparação automotiva e contribuir para o fortalecimento do setor em nível nacional.

Uma Gestão mais Interativa

É admirável ver que o Sindirepa teve uma mudança significativa em sua filosofia de trabalho em 2013, com o objetivo de assumir um compromisso maior com o futuro da categoria e desenvolver ações mais dinâmicas. É importante que os sindicatos trabalhem em prol dos interesses dos seus associados, especialmente em um setor que está em constante evolução tecnológica.

Além disso, é notável o trabalho que o Sindirepa vem fazendo na realização de cursos e ações para capacitar os profissionais do setor, a fim de proporcionar um serviço de credibilidade, com qualidade e segurança. A constante atualização é fundamental em um mercado cada vez mais exigente e a preparação técnica é essencial.

As parcerias do Sindirepa com outras entidades também trazem benefícios importantes para os associados, como a redução de custos com a manutenção de oficinas e planos de saúde. A busca pelo fortalecimento do setor de reparação é um trabalho coletivo e a participação dos associados é fundamental nesse processo.

Parabéns ao Sindirepa RJ por se restabelecer financeiramente e continuar trabalhando pelo desenvolvimento da categoria de reparação e acessórios automotivos no Rio de Janeiro.

Traçar Rota

Ex.: "Rua Santa Luzia, nº 685, sala 806 - Centro - Rio de Janeiro / RJ. CEP: 20030-041".