Selo da Qualificação Automotiva

As descobertas tecnológicas foram os grandes vetores de transformação do mundo nas últimas décadas, influenciando a forma como as pessoas vivem e como os negócios se organizam. As inovações imprimiram um novo ritmo nos processos de produção e aumentaram a concorrência entre as empresas no âmbito global. Nesse contexto, países com uma legislação que favorece a competitividade do setor privado saem em vantagem na conquista por mercados.

Entendendo as mudanças

Uma mão de obra qualificada impacta diretamente a produtividade das empresas. Com esse objetivo em mente, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepalançou o Selo de Qualidade Automotiva (SQA), uma parceria com a Firjan SENAI, para estimular o desenvolvimento do empresário do setor de reparação. A ideia, segundo o presidente do Sindirepa, Celso Mattos, é levar as transformações da indústria 4.0 às empresas, visando verificar as conformidades, capacitar seus funcionários a lidar com essa nova realidade e aprimorar a qualidade dos reparos que chegam ao consumidor final.

O lançamento do Selo foi feito durante o 1º Seminário da Qualidade Automotiva – A Era da Transformação, realizado na sede da Firjan, no dia 28/03. Cerca de 200 empresários compareceram ao evento, cuja abertura contou com o procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, o vice-presidente da Firjan, Sérgio Duarte, e Rodrigo Moreira, presidente do Sincopeças-RJ. Também presente, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, recebeu na ocasião a Medalha ao Mérito na Indústria Automotiva.

Sem implicar em mais burocracia para as empresas, o principal pré-requisito é que no 1º ano para obtenção do Selo, 10% dos seus funcionários passem pelo processo de certificação profissional da Firjan SENAI. Além disso, as empresas devem passar por: avaliação da conformidade nas documentações administrativas; e implantação de melhoria no atendimento ao cliente, na gestão administrativa e nos processos produtivos.

Os mecânicos de manutenção automotiva serão avaliados de forma escrita e prática em seis áreas: manutenção de sistemas de freios, suspensão e direção; manutenção de sistemas de transmissão manual e automatizada de veículos leves; manutenção de motores ciclo Otto e seus sistemas; manutenção no sistema de carga e partida; manutenção dos sistemas de sinalização e iluminação; e manutenção dos sistemas de segurança, conforto e entretenimento.

 

Outros destaques

Seguradoras, fabricantes e a Naturgy, empresa  concessionária na distribuição de GN e de GNV são apoiadores do projeto. O SQA do Sindirepa assume o papel que era realizado pelo Selo 10, contudo, aperfeiçoando processos e treinamentos e a verificação de produtos. Caso a sua empresa tenha interesse em aderir ao SQA, clique aqui   .    Em breve um dos nossos agentes estará agendando uma visita.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.