Estudo realizado pelo Sindirepa demonstra que o GNV é o melhor combustível, econômico e financeiro.

O GNV continua sendo o melhor combustível à sociedade por três motivos principais: o alto valor da gasolina e do álcool; por se tratar de um combustível menos poluente que a gasolina e o etanol e por ainda ser mais econômico – estima-se que cada metro cúbico de GNV consegue rodar em média 13 km, enquanto o litro de gasolina e de etanol percorre, em média, apenas 9,78 km e 7,62 km, respectivamente.

Já o impacto ambiental do gás é menor que o dos outros combustíveis fósseis – desde a produção até o uso, uma vez que o GNV é transportado via gasodutos, navios metaneiros ou caminhonetas, os quais utilizam o próprio GNV como combustível. Isso contribui para que ele seja menos poluente do que os processos de refino e o transporte rodoviário da gasolina. O gás ainda emite menos resíduos no ar do que a queima de combustível fóssil, o que reduz a poluição do ar e as emissões de CO2 na atmosfera.

“Além da questão ambiental, o GNV tem um impacto social, pois a economia gerada com esse combustível pode ser usada para investimento em educação, lazer e turismo. Neste momento, a tendência é de crescimento da oferta de gás, o que significa que teremos abundância do combustível, pressionando os preços para baixo. Temos acompanhado as declarações do nosso ministro da Economia, Paulo Guedes, e estudos comprovam que esse valor cairá ao longo dos próximos anos, justamente pelo aumento da competividade e abertura do mercado do gás. Vale lembrar que no Rio de Janeiro e em alguns outros estados ainda existe o incentivo no IPVA. Assim, a expectativa é que o número de carros a gás cresça ainda mais”, afirma Celso Mattos, presidente do Sindirepa.

Parâmetros conforme solicitado dos postos mais competitivos:

Preço GNV: R$3,65

Preço Gasolina: R$6.10

Etanol: R$5.20

Parâmetros do motorista:

Carro de valor de 50 mil reais

IPVA com GNV de 1,5%

Rodagem baixa: 500 km/mês

Rodagem média: 1.000 km/mês

Rodagem alta: 2.600 km/mês

Eficiência GNV: 13 km km/m3

Eficiência Etanol: 7.62 km/litro

Eficiência Gasolina: 9.78

Parâmetros Kit GNV:

Preço a vista 4 mil reais

Preço parcelado em 5x de 900 reais (coloquei um pouco mais caro)

Resultados: Considerando o preço dos postos mais competitivos, para o uso mais comum de carro, o retorno do investimento ocorria entre 10-15 meses, não havendo diferença notável com o parcelamento do Kit. Para quem usa o veículo mais intensamente, ultrapassando 2.600 km/mês ou 87 km/dia, o retorno do investimento ocorreria ao final de aproximadamente 6 meses. Contudo, aqueles que conseguirem parcela a instalação em 5 vezes, por exemplo, teriam o retorno do investimento imediato.

Observação: Lembrando que a avaliação usa preços constantes, pressupondo que o gás mantenha a relação atual de 70% do preço do etanol e 60% do preço da gasolina.

Fonte – Sindirepa – Firjan

Postos Amigos do GNV