Mensagem do Presidente

Celso Mattos

Perspectivas 2020

Continuaremos a defender com afinco, desenvolver o mercado e buscar mais realizações para o setor automotivo.Acreditamos em um horizonte favorável para 2020. Observamos  que o mercado dos veículos pesados, como a  perspectiva para o mercado de caminhões em 2020 decorre de números expressivos da Fenatran, que ocorreu em Outubro, gerando R$ 8,4 bilhões em expectativa de negócios.

A Fenatran quase sempre sinalizou a temperatura da economia. Os visitantes não discutiam crise, mas sim projetos para transporte de mercadorias, distribuição urbana e de grãos. Isso quer dizer que todos esperam crescimento e trabalham para isso.  Confiamos que essa seja a leitura do mercado financeiro e das montadoras.

 

Destacamos que há a necessidade de reformas em três frentes para a retomada do crescimento sustentável: distribuição de recursos, obrigações orçamentárias e organização administrativa. Sobre a distribuição de receitas, reafirmamos a importância da reforma tributária, incluindo o Imposto Sobre Serviços (ISS), e a revisão das regras de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em relação às obrigações orçamentárias, estão incluídas as reformas administrativa e previdenciária. Já a frente relacionada à organização administrativa trata da revisão das regras de criação e fusão de municípios e de competências municipais, além disso, os governos Estadual e Federal precisarão rever os benefícios fiscais das grandes montadoras, afinal as mesmas não estão contribuindo nas contrapartidas previstas, retirando essa benesse da pequena e micro empresa, que emprega e gera renda e poderia ter a sua carga tributária revista.

Estamos confiantes na retomada do setor e do Rio de Janeiro como protagonistas no cenário nacional automotivo e convidamos a todos os nossos associados a irmos JUNTOS para 2020 com essa missão.

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.