INDÚSTRIA É TRANSFORMAÇÃO
Nós do Sindirepa acreditamos nisto. E acreditamos que a indústria da reparação automotiva do Rio é um dos maiores agentes de mudança do nosso estado. Por isso, estamos ao lado de todas elas, apoiando e incentivando através da Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan IEL, Firjan CIRJ e com os nossos parceiros estratégicos.
Juntos, geramos ideias, empregos e desenvolvemos soluções para a transformação que tanto desejamos.
Desenvolver a indústria da reparação automotiva é fundamental para a economia. Mas não é só isso. Desenvolver a indústria gera emprego e renda, amplia e cria novos negócios, estimula a inovação tecnológica e tudo isso é fundamental, também, para o desenvolvimento pleno do estado do Rio e de toda a sociedade.
Garantir o crescimento sustentável da indústria é a nossa missão. Representamos todas as indústrias da reparação do estado do Rio, que conta com cerca de 1.210 empresas associadas. Com nossas co-organizações – Firjan SESI, Firjan SENAI, Firjan IEL e Firjan CIRJ – nós do Sindirepa atuamos em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares.
Nosso trabalho integrado permite algo inédito: reunir em um só lugar todo o apoio, incentivo, informações e soluções para estimular o desenvolvimento da indústria de Reparação Automotiva. Portanto, seja qual for o desafio, o empresário pode contar com nossa parceria integral. E o cidadão, com o nosso compromisso de transformar o estado do Rio.
O NOSSO MAIOR INVESTIMENTO É VOCÊ
Fundado em 1951, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) representa todo o setor automotivo, dos quais destacamos: funilaria, pintura, mecânica, retífica, instaladoras de gás natural veicular, empresas de retestes, auto center’s, centro automotivo, borracheiro, mecânica e manutenção de motos, dentre outros. Ao longo dos anos, a maior parte dos projetos foram realizados com apoio de muitas parcerias e resultaram em compromissos sérios, canalizados diretamente aos associados.
A atuação do sindicato é moldada em função das necessidades as empresas associadas, a quem buscamos prestar o melhor serviço, tendo sempre a eficiência e a transparência dos nossos atos como principais pilares.
Ao longo dos anos, esta gestão criou e executou pautas de trabalhos com ações que resultaram em excelentes resultados, a exemplo de parceria com seguradoras, do pagamento de atividades acessórias, da formação de comitês técnicos para discussão de custos e da divulgação periódica de boletins informativos.
Com o apoio do sindicato, durante as negociações coletivas os associados têm a oportunidade de definir convênios com as empresas de assistência médica e de seguro.
Representando o segmento funilaria e pintura, o Sindirepa está sempre presente nas reuniões do setor em diversas cidades do Brasil, assinando convênios e garantindo o retorno satisfatório para seus negócios.
Filiado à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Sindirepa atua também em parceria com o SENAI-RJ, oferecendo uma extensa grade de cursos de capacitação profissional que atende os interesses do mercado.
SINDIREPA
Representação de Verdade
A história da indústria de reparação automotiva no Brasil se divide em dois momento: antes e depois do Sindirepa. Quando criada, em 1 de novembro de l951, a entidade tinha uma representação municipal: Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Município do Rio de Janeiro. Trinta e quatro anos depois, o sindicato passou a atuar em todo o estado, tendo sua razão social alterada para Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro.
Ao obter o status de representação estadual, a entidade passou a ser conduzida pelas mãos do então presidente da casa, Nicolau Carapetcov, e iniciou seu trabalho na área sindical, representando toda a categoria automotiva do estado do Rio.
A partir daí, a parceria do Sindirepa com o Senai-RJ deu um novo rumo à história da instituição e do estado do Rio: foram criados os primeiros cursos de mecânica na região. As oficinas que buscavam formação e especialização para os seus profissionais deixaram de recorrer aos cursos em São Paulo e passaram a priorizar os estabelecimentos do Rio. Hoje, o sindicato também é filiado ao Sindirepa Nacional.
Uma Gestão mais Interativa
Em agosto de 2013, com a posse do presidente Celso Mattos, o Sindirepa teve uma nova filosofia de trabalho. Partiu desta gestão a necessidade de zerar dívidas e desenvolver ações mais dinâmicas, que estabelecessem um compromisso maior com o futuro da categoria.
Com esse novo pensamento, e com o trabalho eficiente da nova administração, o sindicato tinha como meta se restabelecer em um prazo máximo de seis anos. E foi o que aconteceu. Nesse prazo, o sindicato já está equacionado financeiramente e de forma responsável trabalha em prol da categoria.
Atualmente, o Sindirepa RJ é um órgão que congrega todas as empresas, microempresas e autônomos atuantes no setor de reparação e acessórios automotivos do Rio de Janeiro. Hoje, são mais de nove mil oficinas cadastradas em todo o estado.
Inicialmente, o sindicato focava apenas na proteção legal da categoria. Mas, com o avanço tecnológico e um mercado com clientes cada vez mais exigentes, novos projetos ampliaram os serviços oferecidos aos associados.
O sindicato possui um centro de estudos, debates e preparação para o setor de reparação. Esta infraestrutura tem como finalidade atender aos que buscam especialização e qualificação. A entidade dá também atenção especial aos serviços prestados pelos seus filiados. A medida integra projetos que visam não só o resultado final da empresa, mas um compromisso com orçamentos dentro dos custos esperados.
Acreditamos que a única maneira de ganhar posição no mercado e não ser ultrapassado pela concorrência, é com constante atualização. É importante que as empresas de reparação, estejam sempre aptas a prestar serviços de credibilidade, com qualidade e segurança. O sindicato promove em sua sede, e nas diversas unidades do Senai-RJ distribuídas pelo estado, cursos práticos e teóricos, ministrados por técnicos que atuam ou já atuaram em fábricas e montadoras e empresas geradoras de sistemas pós-vendas. Deste modo, profissionais de todos os estados podem acompanhar as evoluções tecnológicas no setor automotivo, ajustando seus equipamentos, serviços e atendimento à nova realidade de mercado de reparação.
O Sindirepa busca cumprir fielmente os objetivos de seus projetos, mas não para por aí. A entidade busca constantemente firmar novas parcerias a fim de proporcionar aos associados atualização tecnológica, redução de custos na manutenção de suas oficinas e nos planos de saúde, além de tranquilidade familiar, entre outros benefícios.
Participe! Atue junto com o Sindirepa e contribua para a construção de um setor de reparação cada vez mais forte.