A partir das perguntas mais frequentes recebidas pela Gerência de Desenvolvimento Empresarial do Sindirepa, a equipe de especialistas elaborou respostas para elucidar as dúvidas dos empresários. Confira a seguir.
1 – SELO DA QUALIFICAÇÃO AUTOMOTIVA
Quem poderá ter o SQA do Sindirepa?
Embora o SQA seja administrado pelo Comitê Geral de Desenvolvimento Empresarial do Sindirepa, a equipe de consultores é autônoma e poderá aprovar ou reprovar a empresa que estiver em desacordo com os critérios estabelecidos.
Como poderei fazer a inscrição para o SQA?
As inscrições estão abertas, para isso, basta clicar aqui e realizar a sua inscrição. Em breve estará recebendo a ligação de um dos nossos agentes.
Preciso ser associado ao Sindirepa para obter o SQA?
Não, a empresa não precisa ser associada. Vale lembrar que empresas não associadas o custo será cheio, sem nenhum desconto.
2 – PRAZO DE OPERAÇÃO
Em quanto tempo a minha empresa terá o SQA?
Dependerá do porte e do grau de maturidade de cada empresa, algumas antes outras depois, o prazo mínimo são de dois meses para empresas já desenvolvidas, outras podem chegar aos cinco meses na primeira implantação.
O SQA acontecerá somente uma vez?
Não. Após 12 (doze) meses do recebimento do SQA a empresa passará por nova validação, seguindo os mesmos critérios e/ou critérios aperfeiçoados no comitê.
3 – Requisitos
Quais são os requisitos para obtenção do SQA?
Nos termos da consolidação do trabalho realizado, elencamos os itens que seguem abaixo, esses não têm flexibilidade para aprovação:
- Registro no Inmetro para (Empresas GNV); e para todas obrigatoriamente a emissão de nota fiscal eletrônica;
- Empresas que forem de colisão, pintura, mecânica, retífica, auto-center ou qualquer outro segmento pertencente ao Sindirepa devem estar com a sua documentação para funcionamento regularizada. (Destacamos o Alvará de funcionamento e licença ambiental)
- Equipamentos de 5º geração, novos, homologados no Inmetro e com atestado de avaliação da funcionalidade do Senai. O presente documento será emitido e reavaliado semestralmente pelo Sindirepa.
- Equipamentos de 5º geração não podem usar o variados de avanço;
- Empresas com estoque de cilindros, devem ter o suporte de armazenamento de cilindros;
- Para as demais empresas que não forem do GNV, será pré requisito que a empresa use produtos de qualidade comprovada.
- Participar das palestras de administração e marketing;
- Participar das palestras de atendimento ao cliente;
- Apresentar o projeto de layout da operação ou o layout já estabelecido da empresa;
- Apresentar a relação de equipamentos mínimos estabelecido no anexo X para empresas de GNV,
- Demais empresas deverá apresentar a relação de equipamentos conforme o anexo XX;
- Apresentar no mínimo 10% dos funcionários produtivos certificados/e ou cursado no Senai;
- Apresentar a apólice de seguro do galpão.
4 – CREDENCIAMENTOS E REFERENCIAMENTOS
Com o SQA estarei credenciado em alguma seguradora?
Não. O SQA, em termo que será ajustado com o Ministério Público, será o pré-requisito para o credenciamento. O mesto atesta que a empresa cumpriu os requisitos estabelecidos nos pilares dos 3P. Processos, produtos e pessoas são os pilares desse programa.
Dessa forma podemos atestar que a empresa estará apta para ser credenciada, não passará por outros processos de avaliação.
*Embora esteja apto, não indica necessariamente o credenciamento, é apenas uma das eta
Com o SQA significa que estarei no Selo 10 da CEG?
Não. Antes da resposta cabe esclarecer que CEG, antiga Gás Fenosa, passou a se chamar Naturgy, empresa parceira do Selo. O Selo 10 foi remodelado e aperfeiçoado, adotou-se o SQA como oficial, então podemos dizer que o Selo 10 agora se chama SQA.
Para estar na lista de empresas da Naturgy a empresa obrigatoriamente deve ter o SQA, seja no equipamento, seja na empresa. Com o SQA significa dizer que a empresa está apta para estar na lista de empresas indicadas, contudo a definição final ainda será da Naturgy.
Poderei prestar serviços para a manutenção da frota do Estado e/ou Município com o SQA?
Sim, desde que também respeitados os critérios legislativos. Quem pretende e quem já está prestando serviços aos órgãos públicos deverá obrigatoriamente apresentar o SQA. Esse será um diferencial que poderemos atestar que de fato as empresas estão prestando serviços com os requisitos exigidos.