Veículos com GNV passam a ter desconto no IPVA 2019 em Alagoas

Em meio aos protestos contra o aumento dos combustíveis, surge uma notícia boa para quem tem veículos equipados com GNV, o Gás Natural Veicular. Uma instrução Normativa da Secretaria da Fazenda de Alagoas – SEFAZ, garantiu essa semana um desconto no IPVA desses veículos.

A Instrução Normativa Nº 22/2018, divulgada na última segunda-feira (21) pela Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), determina que veículos que utilizam o GNV passam a ter uma alíquota única de 1,5% no Imposto. Veículos híbridos, que possuem mais de um motor de propulsão também recebem a mesma alíquota.

Além dos modelos com GNV, carros híbridos como o Toyota Prius também terão desconto no IPVA em Alagoas

A lei que regulamenta a diferença nos valores do IPVA de acordo com a motorização existe desde 2004, mas só agora passa a existir uma diferença para quem tem carros híbridos ou equipados com GNV.

De acordo com a Lei Nº 6.555 de 30 de dezembro de 2004, os valores do IPVA variam para os veículos de passageiro, carga ou misto. Para automóveis com potência abaixo de 80 HP, o imposto é de 2,75%. Para os de potência superior a 80, mas abaixo de 160 HP, o valor é de 3%. Já no caso dos veículos com potência superior a 160 HP, o Imposto vai para 3,25%. Entretanto, quem usa o GNV pagará a alíquota única.

O GNV já vinha se apresentando como o combustível mais econômico, sendo a melhor opção diante da alta da gasolina e etanol e dos tempos de instabilidade com os preços da gasolina e o abastecimento dos postos. O combustível, além de possuir fornecimento contínuo, rende mais.

 

Fonte: http://algas.com.br/veiculos-que-utilizam-gas-natural-veicular-possuem-desconto-no-ipva/

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.