Sindirepa reforça a importância da liberdade econômica

Recentemente, um fabricante detentor de 95% dos cilindros fabricados no Brasil ingressou com o pedido antidumping na Subsecretaria Especial de Defesa Comercial e Interesse Público (SDCOM), da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Diante do fato, o Sindirepa reforça que a liberdade econômica prevê a competividade igualitária, inclusive com produtos oriundos do mercado externo.

“A posição da instituição é contrária a forma dessa ação, tendo em vista que a mesma ataca a liberdade econômica, cria monopólio e cria o risco de desabastecimento no mercado interno que constantemente sofre com falta de cilindros”, afirma o presidente do Sindirepa, Celso Mattos.

Nesse sentido, o Sindirepa e o Comitê Nacional do GNV publicaram uma nota técnica sobre o tema.

Bruno Loureiro, proprietário da empresa 2001 Oficina Multimarcas e GNV de Teresópolis destaca: “Não faz muito tempo o mercado estava sem abastecimento de cilindros, diversos instaladores fizeram a compra no ferro velho, enquanto esse fabricante direcionava sua produção principal para gases do ar que é o seu principal cliente, deixando o GNV em segundo plano. Sou totalmente favorável a importação, estimulando a competividade e nos afastando do monopólio”, finaliza o empresário.
Ainda segundo o empresário Luiz Carlos Nunes Junior, proprietário da Bicar Auto Center e Instaladora de GNV, o fim do monopólio é importante para a economia do setor. “Acabou o monopólio do cilindro, a importação é a salvação do empresário brasileiro no setor de GNV”, garante.

O Sindirepa constantemente realiza pesquisas de satisfação, consulta de valores e qualidade de produtos. “Entendemos a importância da indústria Nacional e das importações para o Brasil, bem como prezamos pela relação comercial estabelecida entre o Brasil e a China. Aceitar o antidumping poderia trazer ônus para o setor e à sociedade, enorme desabastecimento e uma possível escalada nos valores dos cilindros”, acrescenta o presidente.

Vale destacar ainda que o cilindro Chinês possui a certificação ISO TS, que foi desenvolvida pela indústria mundial automotiva para incentivar a melhoria, tanto na cadeia de fornecedores quanto no processo de certificação.