Rio concorre ao Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa) é um dos seis finalistas do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, que tem como tema a Sustentabilidade Sindical. O vencedor será escolhido pelo público, por meio de votação online aberta até a próxima sexta-feira, dia 22 de junho. A iniciativa é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações estaduais para promover o compartilhamento de ações que contribuam para a sustentabilidade dos sindicatos e que gerem valor para as indústrias representadas.

Mais de 60 práticas de entidades fluminenses, associadas ao Sistema FIRJAN, participaram da primeira etapa. Todas foram avaliadas por uma consultoria externa à Federação, e as três foram selecionadas como as melhores do estado do Rio. A vencedora de cada estado passou automaticamente para a primeira etapa nacional, quando a banca da CNI indicou as seis finalistas, que estão concorrendo a segunda etapa.

Resultado estadual

Na etapa estadual fluminense, a Sustentabilidade Energética para o Empresário da Reparação, do Sindirepa, ficou em primeiro lugar; seguida da Central de Serviços, do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro (Sindistal); e do Padeiro por Um Dia, do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro (Rio+Pão).

Os três receberão uma placa de reconhecimento e a inclusão no Catálogo Online de Boas Práticas Sindicais da CNI. Além disso, o Sistema FIRJAN premiará o primeiro com um notebook e uma impressora multifuncional; um Ipad para o segundo colocado; e uma câmara digital para o terceiro.
“O elevado número de práticas fluminenses que concorreram ao prêmio mostra que o tema sustentabilidade tem sido levado muito a sério pelos sindicatos”, ressaltou Cesar Kayat Bedran, gerente de Associativismo da FIRJAN.

A ação vencedora, do Sindirepa, promoveu o acesso de placas solares a preços módicos para as indústrias associadas, possibilitando a redução significativa das contas de energia elétrica, em prazos de retorno de investimento inferiores a cinco anos. A iniciativa foi viabilizada após parceria com o Sindistal.

A premiação nacional acontecerá no dia da abertura do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em 3 de julho, em Brasília.

Conheça melhor a prática vencedora no estado do Rio e participe, votando aqui.