Recordar é viver: Naturgy assina o novo contrato de fornecimento do gás com a Petrobras, encerrado dois anos de disputa judicial.

São mais de R$ 4 bilhões em custos evitados. Um esforço árduo, iniciado na noite de Natal, culminou na nossa primeira vitória em 28/12/2021, mantendo a liminar até hoje. Isso impediu um aumento desproporcional no gás natural, essencial para indústrias, residências, comércio e usuários de GNV. Vale destacar que o  Sindirepa dedicou incansáveis esforços na obtenção da liminar que resultou em uma economia citada acima para as indústrias do Rio de Janeiro, posteriormente a Firjan ingressou como parte interessada na ação,  A justiça, legalidade e ética demandam uma correção dessa distorção.

O custo evitado para os consumidores de gás natural do estado, mantendo a liminar por dois anos, atingiu a expressiva cifra de R$ 4 bilhões. Com este novo contrato, o Sindirepa busca proporcionar maior previsibilidade aos consumidores, criar um ambiente de negócios mais favorável e impulsionar o desenvolvimento industrial do estado por meio do gás natural.

A participação ativa do Sindirepa foi fundamental desde o início, ao se posicionar como parte interessada, posteriormente, seguido pela Firjan, que também adotou essa abordagem. A iniciativa do Sindirepa foi fundamental, resultando na primeira liminar em conjunto com a Alerj e a Naturgy. Posteriormente, o Estado procurou o apoio da Firjan, e o Sindirepa atuou como a ponte para fornecer as informações necessárias. O Sindirepa compreende a importância de sua persistência, culminando no custo evitado de R$ 4 bilhões. Esta história é verdadeiramente um exemplo de determinação e empenho do Sindirepa, que não desistiu em nenhum momento, representando uma narrativa marcante como a de Davi e Golias.

O Sindirepa acreditou desde o início e não desistiu de combater um ato absurdo e buscou todos os meios legais conforme abaixo demonstrado.

Todo o movimento e o empenho do Sindirepa resultou na decisão abaixo:

O novo contrato marca o desfecho da disputa judicial e reforça a abordagem eficaz do Sindirepa, que optou pelo diálogo, ação judicial e negociação com todos os envolvidos na cadeia. Esse desfecho demonstra a capacidade da entidade em buscar soluções concretas e colaborativas para o benefício de todos os consumidores de gás natural do estado. O Sindirepa reafirma seu compromisso com a transparência, diálogo e defesa dos interesses do setor, consolidando-se como uma peça-chave na construção de um ambiente mais estável e favorável para a indústria e os consumidores.