Presidente do TCU e ministros da Educação e do Trabalho visitam a Olimpíada do Conhecimento

selo oc

Ministros e presidente do TC visitam Olimpíada do Conhecimento

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade (3º da direita para esquerda), recebeu autoridades nesta quinta-feira (10)

Olimpíada do Conhecimento

é um grande estímulo para jovens buscarem cada vez mais no país a educação profissional e tecnológica. A avaliação é do ministro da Educação, Mendonça Filho, que visitou nesta quinta-feira (10) as instalações da maior competição de educação profissional das Américas, realizada em Brasília até domingo (13). ?Fiquei encantado. O exemplo da olimpíada é o estímulo e o apoio à inovação, a busca do engajamento do jovem na formação técnica e tecnológica?, afirmou o ministro.

Mendonça passou pouco mais de uma hora no local. Recebido pelo diretor-geral do

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

, Rafael Lucchesi, e pelos vice-presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Paulo Tigre e Paulo Afonso Ferreira, o ministro visitou as áreas onde acontecem os desafios da

Casa Popular Inteligente

,

Tunagem de Carros

Carro Conceito Compartilhável

. Ele também foi ao espaço do

Inova SENAI

e à exposição A

Arte do Ofício

, antes de encerrar o tour em um estande do Ministério da Educação.

Em entrevista à

Agência CNI de Notícias

, o ministro afirmou que a reforma do ensino médio contemplará a possibilidade da ampliação da educação técnica no Brasil. ?A Olimpíada está maravilhosa. Quando a gente lida com o desafio da implantação da reforma do ensino médio é justamente para possibilitar a expansão desse tipo de iniciativa. Não podemos ter um modelo vencido, ultrapassado, que não pode mudar?, enfatizou. ?O jovem está encarando o mundo a partir das novas tecnologias e da condição de ele definir o seu próprio futuro?, acrescentou.

Ministro do TCU no espaço da indústria 4.0

O presidente do TCU, Aroldo Cedraz, no espaço da indústria 4.0

MAIS VISITAS

– O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, também foram às instalações da OC2016 nesta quinta. Recebidos pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, eles percorreram grande parte dos 50 mil metros quadrados onde acontecem as competições. Andrade e o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, detalharam para os ministros o funcionamento dos desafios do torneio e foram apresentados a uma impressora 3D, que, por meio de um comando feito em uma tela, imprime um suporte personalizado para garrafa de vinho.

?A formação técnica é fundamental. E não tenho dúvida que a Olimpíada do Conhecimento faz com que essa grandeza toda seja demonstrada?, frisou Ronaldo Nogueira. ?O ensino profissional é um dos caminhos mais importantes (para levar o jovem ao emprego). Além do conhecimento teórico, o SENAI capacita a habilidade prática de seus alunos. É isso que estamos notando na Olimpíada do Conhecimento?, acrescentou o ministro do Trabalho.

Também passaram pela OC nesta quinta os ministros substitutos do TCU Weder Oliveira e Augusto Sherman, o

vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana

, parlamentares como o deputado federal Alex Canziani e o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos.

Por Diego Abreu

Fotos: Miguel Ângelo