Posicionamento do Sindirepa sobre a alteração no formato de Precificação da Petrobras

O Sindirepa recebe  com muito entusiasmo o aviso de alteração da política de preços da Petrobras para a Gasolina e Diesel. O reconhecimento do diferencial competitivo do Brasil como país não apenas produtor de óleo cru, mas também refinador do óleo e com produção nacional de combustíveis é ponto chave para a nossa competitividade internacional. Acompanhado desse anúncio, e em linha com as recentes movimentações de redução do preço do Brent e da Taxa de Câmbio, foram anunciadas reduções na ordem de 40 centavos para o diesel e gasolina e de 69 centavos para o GLP. São importantes ações que apoiam na luta contra a inflação.

Se, por um lado, essa nova política de preço reconhece o nosso diferencial, por outro ainda precisamos trabalhar para o reconhecimento desse mesmo diferencial para outros energéticos fornecidos pela companhia. Enquanto avanços acontecem com relação a gasolina e diesel, ainda vemos o gás natural aprisionado na visão de que é necessário repassar a todos os consumidores os custos de importação do Gás Natural Liquefeito (GNL).

Em 2021, no auge da recuperação pós-covid, a Petrobras apresentou propostas de reajuste de 50% no preço do gás natural, passando de um indexador de 12% do Brent para mais de 17%. Em negociações recentes, é colocado ainda percentuais que ultrapassam 13% do Brent.

Essas alterações foram implementadas a fim de repassar os impactos do custo de compra de cargas de GNL para atendimento ao pico de demanda de gás natural para geração de energia elétrica. Enquanto isso, o restante do mercado se manteve em patamares não muito diferentes dos níveis daqueles vistos nos últimos anos.

Ou seja, o mercado além da geração de energia elétrica é firme e não deve arcar com os custos da flexibilidade demandada pelo parque de geração elétrica a gás natural.

Estamos convictos de que, por isso, suportado pelo poder de transformação e empregabilidade e no potencial do gás natural no Brasil, acreditamos que seja válido que medidas semelhantes sejam aplicadas para a precificação do gás natural.

O Sindirepa se coloca à disposição para contribuir e colaborar na construção de soluções que estejam em linha com o desenvolvimento do mercado e ampliação do consumo de gás, impulsionando a mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.