O GNV foi representado na Comissão de Minas e Energia que tratou da Eficiência energética em combustíveis veiculares e impacto na economia

É com grande satisfação que compartilhamos as últimas notícias de nossa luta pelo fortalecimento do setor de reparação automotiva, especialmente no que diz respeito ao GNV. Em uma audiência pública realizada na Comissão de Minas e Energia, em Brasília, nosso distinto Presidente do Sindirepa e Vice-Presidente da Firjan, Celso Mattos, apresentou com firmeza e paixão o caso a favor do GNV.

Durante essa audiência pública, Celso Mattos destacou os inúmeros benefícios do GNV, não apenas como uma alternativa de energia limpa e econômica, mas também como um recurso que promove a geração de empregos e impulsiona a economia. Ele enfatizou a importância de manter políticas de apoio e regulamentações favoráveis a essa tecnologia, bem como defendeu a redução do PIS e CONFINS desse combustível.

 

Sobre o GNV, podemos afirmar que o  Gás Natural Veicular (GNV) é uma fonte de energia alternativa que tem uma série de vantagens e é considerada importante por vários motivos:

1. Ambientalmente Amigável: O GNV é uma opção mais limpa em comparação com combustíveis fósseis como gasolina e diesel. Ele emite significativamente menos poluentes do ar, como dióxido de enxofre e partículas, contribuindo para a redução da poluição do ar e para a mitigação das mudanças climáticas.

2. Economia: O GNV é geralmente mais econômico em comparação com outros combustíveis. Os preços do GNV são frequentemente mais baixos, o que pode resultar em economias significativas para os motoristas e para as empresas que utilizam frotas de veículos.

3. Eficiência Energética: O GNV é conhecido por sua alta eficiência energética. Os motores a GNV são capazes de converter uma porcentagem muito alta do conteúdo energético do gás em potência, resultando em um menor consumo de combustível.

4. Diversificação de Fontes de Energia: A promoção do GNV contribui para a diversificação das fontes de energia utilizadas no transporte. Isso é importante para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e melhorar a segurança energética.

5. Promoção da Indústria Local: O uso de GNV promove a indústria local, uma vez que o gás natural é frequentemente produzido internamente ou regionalmente. Isso ajuda a estimular a economia local e a criar empregos.

6. Redução da Dependência de Petróleo: A utilização de GNV ajuda a reduzir a dependência do petróleo, um recurso não renovável sujeito a flutuações de preço e problemas de fornecimento.

7. Menos Manutenção: Os veículos a GNV geralmente requerem menos manutenção, pois o gás natural é mais limpo e resulta em menos depósitos de carbono nos motores.

8. Segurança: O GNV é mais leve que o ar e, em caso de vazamento, ele se dissipa rapidamente, minimizando o risco de incêndio.

9. Incentivos Governamentais: Muitos governos oferecem incentivos fiscais e regulamentações favoráveis para promover o uso do GNV, o que pode torná-lo ainda mais atraente para motoristas e empresas.

Globalmente, o GNV desempenha um papel fundamental na busca por alternativas mais sustentáveis e econômicas no setor de transporte. Seu uso crescente está alinhado com os objetivos de reduzir a pegada de carbono, melhorar a qualidade do ar e diversificar as fontes de energia.

 

Acreditamos que essa representação no âmbito nacional é um passo significativo na defesa do nosso setor e do GNV.

O Sindirepa continua trabalhando para promover os interesses do setor de reparação automotiva e garantir um futuro mais brilhante para todos nós.

Abaixo o link com o vídeo sobre a audiência pública.

 

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.