FIESC – Em Lages, FIESC auxilia empresários e industriais a melhorar a gestão para atender às leis trabalhistas

Publicada em 14/06/2016 pelosite da FIESC.

Lages, 14.06.2016

– Receber auditores fiscais do Ministério do Trabalho é uma prática bastante comum nas organizações, mas ainda assim, muitos empresários e profissionais da indústria pecam em algumas situações que pode lhes causar prejuízos que podem comprometer a competitividade das empresas.

Para auxiliar, a vice-presidência da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), da Serra Catarinense, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SC) e os sindicatos patronais filiados à FIESC promoveram na terça-feira (14/06), na sede federação em Lages, o curso ?Como atender a fiscalização do trabalho??, com o advogado e consultor jurídico na área trabalhista, credenciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antônio Raimundo de Castro Queiroz Júnior.

Mais de 35 pessoas entre donos de empresas e trabalhadores da indústria da Serra participaram. A experiência do empresário Frederico Iobi ao receber a visita de um auditor fiscal em sua empresa não foi muito boa. Ele conta que levou um susto porque nunca havia passado por uma auditoria. Participando do curso, ele percebeu que agiu errado naquele momento, e que se tivesse conhecimento e preparo poderia ter evitado que a penalidade sofrida fosse alta.

?Certamente se ele voltar lá hoje encontrará uma empresa bem diferente, mais organizada e preparada para receber a figura do fiscal do Ministério do Trabalho?, garante o empresário, afirmando que com o conhecimento adquirido durante o curso percebeu que muitas outras mudanças são necessárias.

A coordenadora de Relações Trabalhistas da Flex Contact Center, Maria Perão, revela que o curso agrega valor ao conhecimento dos profissionais que a qualquer momento podem ser surpreendidos com a chegada de um auditor fiscal na empresa em que trabalham e precisam saber como agir. ?Foram mostradas práticas bem do dia a dia. Ações que teremos que ter desde o momento da chegada do fiscal até como proceder durante todo o tempo que o profissional permanecer na empresa. Foi muito produtivo?.

Preparação para receber a auditoria

Além de reforçar as normas regulamentadoras das leis trabalhistas o consultor trabalhou de maneira bastante didática as características da fiscalização do trabalho que está cada vez mais rígida e presente dentro das empresas com o objetivo de concretizar o cumprimento da legislação trabalhista.

?O que ocorre é que as empresas não estão preparadas para receber a fiscalização. Pecam, na maioria das vezes, em questões básicas como organização, limpeza, atenção e, inclusive, a recepção do próprio auditor fiscal?, destaca ele.

O empresário brasileiro está cada vez mais ciente e consciente de suas obrigações e tem buscado em atividades como a propiciada pela Federação, CNI e sindicatos, a capacitação. ?Como temos inúmeras obrigações, principalmente na área de Direito do Trabalho, uma vez ou outra escapa aos olhos do empregador, por isso, é importante estar cercado de cuidados para que prejuízos maiores não sejam ocasionados por sua desatenção?, destaca.

O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e busca auxiliar os empresários da Serra a se preparar para as fiscalizações trabalhistas, afirma o vice-presidente da FIESC para a Serra Catarinense, Israel Marcon. ?O que queremos é que com essa preparação o empresário consiga aprimorar a gestão da empresa em relação ao trabalho e com isso evite autuações e multas?.