eSocial: governo adia obrigatoriedade de envio dos dados sobre processos trabalhistas

O governo federal confirmou mais um adiamento da Instrução Normativa nº 2.139, que define uma nova forma de envio de dados de processos trabalhistas transitados em julgado e liquidados. A nova data para a medida entrar em vigor é 1º de outubro de 2023.

Em março, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, atendeu ao pedido do presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira que adiou o início da obrigatoriedade. A federação defende que é preciso mais tempo para se fazer ajustes necessários no sistema, além de permitir uma melhor adaptação pelas empresas sobre as novas regras.

Esta nova fase do eSocial prevê apenas o envio de dados de processos trabalhistas transitados em julgado e liquidados. Ações em andamento na justiça do trabalho não serão inseridas nessa obrigação, mas apenas os acordos ou condenações definitivas, ou seja, quando não houver possibilidade de recursos.

Até entrar em vigor essas alterações no eSocial, os dados devem continuar sendo enviados por meio do sistema da Caixa (GEFIP/SEFIP).

(Fonte: governo federal)

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.