ESocial amplia alcance da fiscalização nas indústrias

Publicada em 8/6/2016 pelo

Diário do Nordeste

.

Com intuito de ampliar a abrangência da fiscalização, o Governo Federal lançou o eSocial, que obriga todos  áqueles que contratam mão-de-obra remunerada a abastecer um banco de dados com informações da folha de pagamento, obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, que serão acessadas pelos setores públicos e pertinentes ás suas contribuições.

O engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Gustavo Werner, afirma que o eSocial impacta diretamente na gestão e Segurança de Trabalho (SST) das indústrias. ?As empresas deverão enviar as informações sobre a gestão dos riscos exixtentes no ambiente de trabalho. Dessa forma o sistema passará a ser mais eficaz?, afirma.

Para debater sobre a ferramenta, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizará o curso ?Como fazer gestão de SST na área do eSocial?? em Aracruz no dia 15 de Junho e em Colatina no dia 16, nos Centro Integrados Sesi Senai IEL de cada cidade, ministrado pelo Engenheiro Gustavo Werner. As aulas acontecerão de 9h às 18h.

Para Werner, o curso oferecido pelo PDA é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades gerenciais das indústrias. ?Pelo pouco tempo em que o projeto do eSocial está vigente, ainda não houve uma adaptação por partes dos empresários e trazer o curso à este público é uma forma de prepará-los o mais rápido possível para a implementação e melhor utilização do novo sistema?, completa.

O curso é exclusivo para empresários da indústria. As inscrições podem ser realizadas através do endereço de e-mail: pda@findes.org.br .

Dia: 15 de junho

Local: Aracruz ? Centro Integrado Sesi Senai Senai IEL ? Rua Ephifânio Pontin, 985, Vila Nova, Aracruz / ES

Dia: 16 de junho

Local: Colatina ? Centro de Integrado Sesi Senai IEL ? Rodovia Gether Lopes de Farias, S/N, São Silvano, Colatina / ES