Empresários debatem viabilidade dos carros autônomos em evento na Casa Firjan

A visão da indústria sobre carros autônomos foi apresentada por representantes do setor produtivo na “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. O evento, uma iniciativa da Firjan em parceria com o Inmetro e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), aconteceu entre 26 e 29/11, na Casa Firjan, e debateu a questão do transporte público e da infraestrutura para os veículos inteligentes no país.

Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), ressaltou que a indústria automobilística vem sofrendo grande transformação em todo o mundo por conta de inovações, como a eletrificação, conectividade, digitalização e direção autônoma. “O Brasil precisa se adaptar, mas pensando de acordo com a nossa realidade para sermos efetivos”, ponderou. Os desafios para a total mudança em direção aos veículos inteligentes, segundo ele, são: educação no trânsito, adaptação da regulamentação e da infraestrutura do país, segurança cibernética e conectividade plena.

“Quando preparados, os carros autônomos devem reduzir o número de acidentes, que normalmente são causados por falha humana; proporcionar a mobilidade para todos; reduzir o consumo de combustíveis; e proporcionar mais produtividade, já que as pessoas terão tempo para fazer outras atividades dentro dos veículos”, acrescentou Bruno Mori, gerente de Produtos da Bosch, que oferta produtos e serviços automotivos.

Investimentos de futuro

A Fiat Chrysler Automobile (FCA) é uma das empresas que está atenta a esse movimento. De acordo com João Medeiros, diretor da companhia, a FCA já possui parceria com a Google para desenvolver diversos sensores: “Cada um tem sua funcionalidade e tempo de resposta distintos, assim como precisam funcionar em qualquer situação, seja dia ou noite, sol ou chuva”.

Mauricio Ogawa, gerente geral de Tecnologia e Inovação da Firjan, acredita que o assunto ainda precisa ser mais debatido, e a federação tem o papel de ajudar a disseminar e a qualificar o assunto. “Continuaremos atentos ao tema para ajudar o Brasil a alcançar esse futuro de forma efetiva”, disse ele.

Na abertura da Conferência, o público pôde dar uma volta no carro inteligente brasileiro Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) pelos jardins da Casa. Confira como foi o evento.

Fonte: Firjan