Decisão do Copom de reduzir a taxa Selic para 13,25% está na direção correta, avalia Firjan

A Firjan considera que a decisão do Copom de reduzir a taxa Selic para 13,25% está na direção correta. Em um ambiente em que as incertezas vão se dissipando, com redução da percepção do risco inflacionário, as justificativas que mantinham a taxa de juros em níveis elevados são eliminadas.

Desde a última reunião do Comitê de Política Monetária, o cenário econômico deixou ainda mais claro que há espaço para o início do ciclo de redução dos juros. Tanto o IPCA cheio quanto os núcleos de inflação vêm mantendo uma trajetória de desaceleração, o que tem influenciado a revisão das expectativas inflacionárias para 2023 e 2024 para baixo. Ademais, indicadores relacionados ao nível de atividade e ao mercado de trabalho continuaram a confirmar a percepção de desaceleração econômica para este segundo semestre.

A Firjan ressalta, no entanto, que para se alcançar ambiente propício para um ciclo longo e sustentável de queda dos juros é essencial a materialização do novo arcabouço fiscal e o avanço célere da reforma tributária. Assim serão construídas as bases necessárias para o aumento dos investimentos, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda.

Fonte: Firjan