Continuam firmes as tratativas para a redução do custo da molécula de gás

O Sindirepa informa que vem mantendo todas as tratativas com os órgãos públicos, na defesa de interesse dos nossos associados, em relação à questão do reajuste do preço do gás natural pela Petrobras e, também, para discutir a criação de mecanismos para a redução do valor da molécula do gás natural.

O próximo passo será uma reunião, no próximo dia 10 de maio, com representantes do nosso sindicato e da Firjan com a atual diretoria da Petrobras, recém empossada, para tratar do assunto em questão.

É importante ressaltar que, mesmo com este aumento do preço do gás, que impactará no valor de venda na bomba, não significa que o GNV deixará de ser competitivo. Pelo contrário, o GNV se mantém como o combustível mais competitivo.

Enquanto o etanol e gasolina sofreram reajustes ao longo do início do ano – acumulando alta de aproximada de 25% na média no Rio -, o GNV se manteve praticamente constante no período. Agora, os postos comprarão o gás 40% mais caro com a distribuidora, o que deve significar um aumento na ordem de 30% na bomba ao consumidor final.

Ou seja, a competitividade do GNV retoma a patamares de início de janeiro. Antes do reajuste, cada R$ 1 de GNV rodava 2,5 vezes mais que os combustíveis substitutos. Agora, mesmo com esse aumento, a competitividade do GNV ainda fica clara. Cada R$ 1 abastecido com GNV roda, em média, DUAS VEZES mais que o etanol e gasolina.

Caros associados, temos muitos argumentos para defender o uso do GNV, além do preço ainda atrativo em relação aos combustíveis líquidos, bem como um combustível limpo, melhorando o meio ambiente.

Seguimos em frente nessa luta e nesse trabalho.

Obrigado a todos.