Certificado de Origem impulsiona competitividade das empresas e abre caminhos para novos mercados

Documento utilizado para comprovar que os produtos exportados foram produzidos ou processados no país, o Certificado de Origem oferece uma série de vantagens para os exportadores brasileiros, pois garante tratamento especial em operações com nações que possuem acordos comerciais com o Brasil. Essas vantagens incluem benefícios como a redução ou até mesmo a isenção do imposto de importação no destino, o que representa uma grande oportunidade para estimular as exportações nacionais e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global.

O processo de emissão do documento é realizado pelo Sistema COD Brasil, uma plataforma moderna, eficiente e com recursos automatizados, que garante que a empresa obtenha o documento de maneira ágil e simples, otimizando tempo e possibilitando que o produto nacional ganhe força no destino.

Em 2022, as federações de indústrias foram reconhecidas como entidades acreditadas para emissão de certificado de origem com a chancela da International Chamber of Commerce (ICC). Desde então, a Firjan tem emitido o documento com o selo de qualidade ICC, assegurando uma operação de alta integridade e credibilidade, reconhecida internacionalmente em todas as etapas do processo.

“No Brasil, apenas as Federações de Indústrias foram acreditadas pela ICC. Isso reforça o compromisso que a Firjan possui em relação à emissão dos Certificados e traz como benefício para as empresas exportadoras a garantia de que seu documento não apresentará problemas no desembaraço da mercadoria”, explica Letícia Lima, coordenadora de Suporte a Negócios da federação.

A Firjan possui uma equipe técnica experiente que poderá oferecer suporte em todo processo de emissão, garantindo um atendimento ágil e personalizado para as empresas.

Para solicitar o Certificado de Origem ou obter mais informações sobre o documento, entre em contato com a equipe técnica pelo e-mail: certificadodeorigem@firjan.com.br ou pelo telefone (21) 2563-4225.

Fonte: Firjan