Entressafra da cana-de-açúcar eleva o preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis deve continuar sendo influenciado pela alta do etanol hidratato e anidro até maio de 2023, de acordo com especialistas ouvidos pela BandNews FM. Essa é a data para o fim da entressafra da cana-de-açúcar, matéria prima utilizada do álcool. A gasolina vendida nos postos tem 27% de álcool na mistura.

Segundo o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, o preço da gasolina subiu 1,5% nos postos brasileiros na última semana, depois de quase quatro semanas de queda.

O litro do combustível está sendo vendido em média por R$ 4,86. O etanol também registrou alta de 1,8% e é encontrado pelo preço médio de R$ 3,46.

Um levantamento da USP aponta que o etanol anidro, usado na mistura com a gasolina, e o etanol hidratado registraram alta pela quinta semana consecutiva.

Em nota, a União da Indústria de Cana de Açúcar disse que três movimentos de mercado explicam os últimos reajustes no valor do etanol.

Em relação ao etanol hidratado (E100), como se trata de um produto negociado em livre mercado, o valor do biocombustível é influenciado pelo preço do seu concorrente fóssil, que atualmente encontra-se com precificação defasada em relação à paridade de importação, criando expectativa de eventual reajuste no curto prazo.

Também foi registrada, na segunda quinzena de setembro, uma forte demanda de compra de etanol pelas distribuidoras, provavelmente antecipando aquisições futuras. Esse movimento impacta a lógica de oferta e demanda do produto, pressionando o mercado.

A redução do volume de cana processada na segunda quinzena de setembro, causada pelas chuvas nos principais estados produtores (São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul) prejudicaram as operações. Com menor biomassa processada, a oferta do produto diminuiu. A despeito dessa condição, os estoques de etanol nos produtores estão dentro dos patamares históricos.

A moagem de cana-de-açúcar também deve ser mantida até o final de novembro e início de dezembro nas principais regiões produtoras, com mais de 20% da cana-de-açúcar disponível para ser processada. Não se tem, nesse contexto, qualquer tipo de restrição na oferta de etanol combustível, apenas uma dinâmica natural de mercado para esse período.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.