Através do Deputado Federal Felix Mendonça Junior, o Sindirepa apresentou o requerimento de audiência pública para debater o GNV

O Sindirepa alcançou um marco significativo ao apresentar com sucesso a solicitação de uma audiência pública por meio do Deputado Federal Felix Mendonça Junior, do PDT/BA. Este requerimento visa a realização de uma audiência pública dedicada a discutir o GNV (Gás Natural Veicular), um tema de extrema relevância para o setor automotivo e para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Caso aprovado na CVT (Comissão de Viação e Transporte), esta audiência pública será uma oportunidade valiosa para abordar a importância da cadeia produtiva do GNV e seu impacto no crescimento econômico do país. A discussão abrangerá diversos aspectos, desde a eficiência energética e ambiental até as oportunidades de investimento e emprego que essa alternativa energética oferece.

Este passo representa um avanço significativo na promoção do diálogo e do entendimento sobre o GNV, e o Sindirepa está empenhado em contribuir para a compreensão e valorização deste recurso vital para a indústria automotiva e o progresso econômico do Brasil. A audiência pública é uma oportunidade de promover a conscientização e o debate construtivo sobre esse tema de importância estratégica.

Nos últimos anos, as preocupações com as emissões de gases de efeito estufa e os impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente têm estimulado discussões sobre a diversificação da matriz energética brasileira, um cenário também presente em muitos outros países. No entanto, cada nação enfrenta desafios específicos ao buscar alternativas que se adequem à sua realidade interna. No contexto brasileiro, a transição para o uso do gás natural veicular (GNV) apresenta desafios que vão desde questões de mercado até regulação, infraestrutura e logística.

Até 2040, a demanda global por combustíveis e energia deve quadruplicar em relação a 1990. É crucial que esse aumento na demanda seja atendido por fontes de energia limpa e renovável para promover uma transição energética sustentável. Nesse sentido, o uso do gás natural veicular desempenha um papel importante na descarbonização da matriz energética brasileira, uma vez que é uma fonte de energia primária amplamente disponível, com custos competitivos e emissões de CO2 mais baixas em

Em comparação com outros combustíveis fósseis. Em um cenário global de crescente conscientização sobre as questões ambientais e a necessidade de transição para fontes de energia mais limpas, o gás natural veicular (GNV) emerge como uma peça-chave na matriz energética brasileira. Além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar nas cidades, o GNV desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico do país. Com custos competitivos e uma fonte de energia primária amplamente disponível, o GNV oferece uma solução economicamente viável para atender à crescente demanda por energia, à medida que o Brasil busca expandir sua infraestrutura e desenvolver suas indústrias.

Conclusivamente, o uso estratégico do GNV não apenas proporciona uma fonte mais limpa e acessível de energia, mas também gera oportunidades para investimentos substanciais em infraestrutura, criando empregos e estimulando o crescimento econômico. A capacidade de utilizar o gás natural nacional a preços acessíveis e reduzir a dependência de importações fortalece a segurança energética do Brasil e cria um ambiente propício para a expansão de setores-chave, como transporte e manufatura. No entanto, para colher os benefícios econômicos do GNV, é essencial superar os desafios logísticos e regulatórios associados, investindo na infraestrutura de escoamento, processamento e transporte. A transição para o GNV não é apenas uma escolha ambientalmente responsável, mas também uma oportunidade estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil.