Alerj realiza solenidade em homenagem aos 70 anos da Petrobras

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma solenidade, nesta segunda-feira (09/10), para homenagear os 70 anos da Petrobras, comemorado neste mês. A cerimônia foi realizada no Plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento, e contou com a presença do presidente da empresa, Jean Prates.

A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, como resultado da campanha popular “O Petróleo é Nosso”, que debatia como deveria ser feita a exploração do petróleo no Brasil. Hoje, a empresa é uma das maiores do mundo na área de energia, principalmente de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa também se consolidou como a maior do país, cujo valor de mercado hoje ultrapassa R$ 470 milhões.

— A Petrobras foi criada nesta Casa Legislativa, que abrigava na época o Congresso Nacional, e foi uma decisão de entender que criar uma empresa de petróleo no Brasil era largar o monopólio do café e partir para um projeto de industrialização do país. Então, ao longo destes 70 anos, eu acho que nós temos muitas razões para comemorar — afirmou a deputada Martha Rocha (PDT), responsável pela iniciativa da homenagem e que também presidiu a cerimônia.

A parlamentar destacou, ainda, a relevância da petrolífera para o Estado do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro detém 8% de jazidas de petróleo de todo o território nacional e 60% das jazidas de gás. Além disso, a Petrobras investirá R$ 1,7 trilhão no Programa de Aceleração de Crescimento e por isso é importante que o Estado do Rio esteja no radar, para que a gente possa ter um novo ciclo de reindustrialização com estes novos postos de trabalho e garantia da energia e da sustentabilidade” pontuou Martha.

Celso Mattos, Vice-Presidente da Firjan e Presidente do Sindirepa, destacou que: “A Petrobras desempenha um papel fundamental na economia do Rio de Janeiro, uma vez que mais de 70% da produção nacional de gás natural é proveniente do estado. Dessa forma, é crucial que a empresa olhe com maior cuidado para essa região, garantindo que o gás natural seja mais acessível e barato para os consumidores locais. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial do estado, a redução dos preços do gás natural beneficiaria diretamente a população fluminense, contribuindo para a diminuição dos custos de energia para as residências, comércios e indústrias. A Petrobras, como uma empresa estatal, tem a responsabilidade de equilibrar seus interesses comerciais com o bem-estar da sociedade, e ao garantir preços mais justos para o gás natural, para o gás natural veicular  no Rio de Janeiro, estaria proporcionando um impacto positivo significativo tanto para a economia local quanto para o cotidiano dos cidadãos. É essencial que a empresa reconheça a importância estratégica do estado na produção de gás natural e invista na sua própria região, através de políticas que promovam a competitividade e a equidade no acesso a esse recurso essencial, fortalecendo assim a parceria entre a Petrobras e o Rio de Janeiro”.  finalizou Mattos

Uma sede adaptada ao futuro

O presidente da Petrobras aproveitou a ocasião para anunciar a retomada e revitalização de uma sede carioca da Petrobras. “É uma honra participar dessa celebração que acontece justamente na casa do povo, o Palácio Tiradentes, que também guarda toda a história da Petrobras. Aproveitamos para anunciar que o Edifício Sede da Petrobras (Edise), que estava fechado desde 2021, será retomado como o primeiro ambiente de trabalho adaptado para futuras gerações. Essa ação será importante também para a revitalização do Centro do Rio, onde temos duas sedes, uma na Rua do Senado e a que será reaberta, na Avenida Chile,” destacou Prates.

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Economia e Energia do Mar, Hugo Leão; o vice-presidente da Firjan, Celso Mattos; o Secretário da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa; a Prefeita de Quissamã, Maria de Fátima; entre outros.