Redução do Custo no GNV

De acordo com análise da Firjan sobre o gás natural, principal fonte de energia para a indústria, há uma expectativa de redução de até 20% no preço do gás vendido pela Petrobras para as distribuidoras do estado do Rio nos próximos meses. No entanto, essa expectativa pode ser frustrada, segundo a Federação, já que há pouca transparência no valor pago pelo consumo do produto.

O custo do gás da Petrobras é responsável por mais de 60% da tarifa final da

indústria, em média. Os aumentos ocorridos em 2018, fruto de indignação de todo o setor produtivo nacional, acumularam alta de 50% no estado do Rio de Janeiro.

Qualquer discussão sobre reavaliação dos aumentos é bloqueada com justificativa de ser um repasse contratual. O contrato em questão, entre a Petrobras e a CEG e CEG Rio, é pouco transparente com a sociedade, já que suas cláusulas não são públicas. Apenas se sabe que o custo do gás acompanha as variações de cotações internacionais de óleos combustíveis e taxa de câmbio do dólar.

Não sendo transparente a fórmula de preço, a análise fica restrita a inferir os movimentos esperados de acordo com o comportamento de outros produtos vendidos pela Petrobras e que também acompanham o mercado internacional. No caso, a Gasolina A, o Diesel e o Óleo Combustível A1 (OCA1) apresentaram comportamentos semelhantes, pico de alta acumulada em torno de setembro e outubro de 2018 e posterior queda contínua.

No último quadrimestre de 2018, os preços da Gasolina A, do Diesel, do OCA1 e do mbio caíram 18%, 20%, 14% e 5%, respectivamente. Sabendo que há uma defasagem nos ajustes do pro do s da Petrobras, pois o mesmo é atualizado trimestralmente, é esperado que neste ano ocorra redução de a 20%, retornando à patamares de julhoagosto de 2018.

Dessa forma, seguido a política informada pela própria agência e concessionária, podemos esperar uma redução entre 14% a 20% na próxima revio, que ocorrerá já na próxima semana.