A importância do GNV no Brasil

O Sindirepa lançou a “Cartilha do GNV”, essa importante contribuição  apresenta as razões e a economia que o governo Federal e Estadual poderá obter com o estímulo a essa importante matriz energética.

O GNV em veículos pesados, além de contribuir com o meio ambiente, reduz os gastos com saúde pública.

Os benefícios da utilização do GNV como combustível automotor são diversos. De um lado pode-se destacar aqueles relacionados com as questões ambientais e outros no sentido econômico, através de ganhos com a redução de custos e maior segurança de fornecimento.

Inicialmente, frente o cenário vivido em meados do primeiro semestre de 2018, é preciso ressaltar os benefícios de segurança de fornecimento trazidos pelo GNV quando comparado com outros combustíveis. Com a greve dos caminhoneiros, a economia do país parou pela falta no fornecimento dos principais combustíveis utilizados para movimento da nossa economia.

As estimativas de impacto da greve na redução da taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,5% a 1,6%. Ou seja, pelo desabastecimento do país, deixaremos de agregar a nossa economia entre R$ 30 a R$ 100 bilhões.

Assim, como o fornecimento do Gás natural nos centros urbanos do país é realizado através de dutos de transporte e distribuição, não houve problemas de recebimento deste energético durante a greve. Caso a utilização deste energético fosse mais disseminada, principalmente para aqueles meio de transporte que utilizam corredores expressos (como veículos pesados de transporte de carga e de pessoas), os riscos de desabastecimento e de redução da atividade econômica poderiam ter sido mitigados.

Os benefícios também podem ser observados no que concerne a sustentabilidade ambiental. No país, de acordo com o Balanço Energético Nacional, em torno de 34% de toda a energia consumida é realizada no setor de transportes, a qual 80% é originaria de fontes fósseis.

Além disso, o consumo de combustíveis para veículos automotores é concentrado nos centros urbanos e, segundo a OMS, a poluição do ar é um dos problemas mais significativos das grandes cidades para a saúde da população, representando 1 em cada 9 mortes no mundo devido às condições do ar. A utilização de fontes de energia que reduzam a emissão poluentes trariam inúmeros benefícios para a sociedade. E o gás natural, através do GNV, é uma ótima solução.

Com perspectivas de alta na produção do país, o gás natural é um combustível que possui a menor relação carbono/hidrogênio, emitindo, assim, menos CO2 do que outros tipos de combustíveis com redução de até 25%. Isto é de suma importância para o Brasil, dado que somos signatários do Acordo de Paris.

Pela sua queima mais completa, o GNV praticamente não emite Materiais Particulados (MPs), situação contrária do que ocorre em outros combustíveis, como o Diesel e Gasolina.

Estes MPs são os principais componentes dos poluentes, que em uma mistura de partículas líquidas e sólidas em suspensão no ar, possuem maior impacto à saúde humana. Com isso, a ampliação do uso do GNV como combustível para transporte, contribuirá significativamente, não apenas para na emissão de gases estufa, como também para a redução de doenças respiratórias.

A melhoria do ar, diminuirá a ocorrência de doenças do trato respiratório e assim, o que reduzirá as internações e os gastos com saúde, os quais já ultrapassam, nesses casos, a casa dos R$ 6,5 bilhões.

Pelo lado financeiro os benefícios também são altos. Considerando fatores de eficiência do consumo por quilômetro rodado, o GNV (14 m³/km) se mantém como melhor opção financeira.

No Gráfico 3, quando comparada com a gasolina (10 litros/km), a economia com a utilização do GNV fica em torno de 55%, e contra o etanol (7 litros/km) aproximadamente 60%.

Veja mais na publicação em PDF.