VÍDEO: Conheça a Ross School, uma escola que inova até na forma de avaliar os alunos

Uma escola no meio de uma floresta, em tempo integral e com alunos do mundo todo. Estamos falando da Ross School, localizada na cidade de East Hampton, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. A Ross School é uma escola particular que atende cerca de 765 alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A escola possui uma proposta curricular inovadora de horário integral criada a partir de um currículo cultural e histórico chamado de

Spiral Curriculum

. Todas as disciplinas são ensinadas do ponto de vista da formação das civilizações, inclusive matemática, artes ou ciências. Assim, todo conteúdo está ligado ao conceito de desenvolvimento do pensamento humano desde o início da civilização ocidental e oriental.

A Ross School também inova com seu laboratório maker, o

Innovative Lab

, em que os alunos fazem experimentos científicos e desenvolvem projetos que podem ser levados para fora da sala de aula. Outro ponto inovador é o design da escola, com prédios que correspondem aos períodos da evolução da civilização e um espaço dedicado ao bem estar. Neste local, os alunos têm aulas de yoga, qualidade de vida e atividades esportivas, além de uma cafeteria que oferece alimentação orgânica. A escola norte-americana é tema do nono episódio da série Destino Educação: Escolas Inovadoras, realizada pelo

Canal Futura

em parceria com o

Serviço Social da Indústria (SESI)

.

A SÉRIE

– A série

Destino Educação: Escolas Inovadora

s apresenta doze escolas de nove países. Conheça colégios da Finlândia, Holanda, Índia, Inglaterra, Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos que inovaram na forma de ensinar e mudaram as suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos. Esta atitude é uma boa forma para para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes.

O documentário tem 13 episódios, de 52 minutos cada. Com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar, cada capítulo é dedicado a uma escola diferente e o último apresenta todas as instituições da série.

Da

Agência CNI de Notícias