Sistema Indústria articula áreas de mercado e sindical

Publicado em 16/09/2016 pelo

site da FIEAC

.

Durante toda a semana, agentes de mercado do Sistema FIEAC passaram por um treinamento para aderir ao Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria. A capacitação foi ministrada pelos consultores Tiago Endres, da CNI, e Filipe Guimarães, da empresa Elo Group, que apresentaram a visão de planejamento integrado entre as áreas ? e já começou a ser implantada em outros estados, como Paraná, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso, de onde vem colhendo bons resultados.

Devido à pouca articulação sobre as respectivas atuações, bem como a falta de alinhamento sobre a melhor forma de atuação, a estrutura das áreas de mercado segmentadas por instituição e sobreposição de alguns serviços, e a falta de definição sobre oferta de benefícios para empresas sindicalizadas, o objetivo do novo modelo é estabelecer parâmetros para harmonizar a relação entre as áreas sindical e de mercado, com vistas a ampliar o papel dos sindicatos na oferta de soluções do Sistema às indústrias e a atuação dos agentes de mercado no estímulo ao associativismo.

Em virtude disso, identificou-se que é necessário fortalecer a parceria entre mercado e sindicatos para alcançar maior número de indústrias e atendê-las com foco na demanda; aumentar a interlocução entre as áreas a fim de evitar a sobreposição de atividades; desenvolver material e ações que exponham os produtos e serviços do Sistema, reforçando, ao mesmo tempo, os benefícios do associativismo, entre outros.

?Este projeto de articulação entre as áreas sindicais e de mercado do Sistema Indústria vai ser de grande importância para os nossos filiados. Com os agentes indo a campo, os empresários terão todas as dúvidas sanadas e conhecerão melhor tudo o que as instituições têm a oferecer. Isso só tem a nos fortalecer cada vez mais?, elogia Adelaide de Fátima Oliveira, presidente da FIEAC em exercício.

De acordo com Tiago Endres, o desenvolvimento desse modelo se iniciou no ano retrasado, quando se identificou, em um diagnóstico realizado em diversos regionais, que as atuações eram distantes. ?Então, essa é uma oportunidade grande de se aproximar dessas áreas e fomentar o associativismo. O objetivo é ampliar e otimizar o atendimento às empresas industriais com foco nas demandas das entidades de representação?, destaca.