Sindirepa Rio leva a premiação Estadual

O Sindirepa Rio conquistou o primeiro e o quinto lugar da fase estadual do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais. O Sindistal ficou com a segunda colocação e o Rio + Pão com a terceira colocação. A iniciativa é da FIRJAN e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem o objetivo de valorizar e divulgar ações que contribuam para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria.

A prática do Sindirepa Rio que conquistou a primeira colocação foi ao fomento da geração de energia solar, iniciativa que classificou-se para a fase nacional.

A etapa estadual do prêmio recebeu a inscrição de mais de 60 práticas de diversos sindicatos filiados à Federação. Participaram entidades de diversos segmentos. Entre eles, construção civil, informática, madeira, mobiliário, plástico, panificação e confeitaria, confecção e vestuário, mecânico e material elétrico e químicas. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e o Programa de Excelência da Gestão Sindical (PEGS).

Avaliação: na fase estadual, a banca examinadora foi composta por avaliadores independentes. Cada prática foi avaliada por três integrantes da banca, escolhidos por sorteio, e sua pontuação final foi a média dos pontos atribuídos pelos avaliadores. As boas práticas que atingiram as três maiores pontuações médias foram as premiadas e serão incluídas com destaque no Catálogo On-line de Boas Práticas Sindicais da CNI.

A etapa nacional tem duas fases. Na primeira, realizada de 4 a 12 de junho, as boas práticas classificadas em primeiro lugar na etapa estadual serão avaliadas por uma banca composta por três profissionais externos com notável conhecimento na área sindical (gestão e jurídico) e dois profissionais de áreas técnicas da CNI. A fase 2 ocorrerá de 13 a 22 de junho. Nesta etapa, as seis práticas com melhor pontuação na fase 1 serão objeto de votação on-line, por meio do Portal do PDA e do Aplicativo da Rede Sindical da Indústria. A votação será restrita aos sindicatos e cada sindicato poderá votar apenas uma vez. As três práticas mais votadas serão as vencedoras do Prêmio Nacional. O anúncio será feito em julho durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que será realizado em Brasília.