Sindirepa debate perspectivas do estado
O Sindirepa com o apoio da Firjan organizaram um encontro de negócios no último dia, em 17/07, com distribuidores de peças fluminenses e representantes da KSPG Brasil Automotive, fabricante de origem alemã de peças de reposição para motores.
“Além de estabelecer parceria, estamos tentando fazer com que a empresa não venha para o Rio apenas por intermédio de distribuidores, mas também com uma fábrica sediada no estado”, explicou Celso Mattos, presidente da entidade.
Luis Lipay, diretor Comercial da KSPG, considerou a iniciativa muito produtiva: “Nós nos reunimos com distribuidores fluminenses e trocamos informações sobre nossas perspectivas, tendências e desafios”, contou ele. O encontro terá versões semelhantes ao longo do ano em regiões do interior do Rio de Janeiro.
Reformas
O evento contou com duas apresentações de especialistas da Firjan. Os temas foram o cenário econômico e a reforma trabalhista. Pedro Capanema, consultor Jurídico da Firjan, detalhou o que mudou na legislação trabalhista com a aprovação da reforma, vigente desde novembro de 2017.
“O primeiro ponto foi a redução da litigiosidade na Justiça do Trabalho. Além disso, a reforma permitiu expressamente a terceirização de atividades-fim, criou a modalidade de trabalho intermitente, regulamentou o teletrabalho e acabou com a contribuição sindical compulsória”, resumiu Capanema.
Por sua vez, Tomaz Leal, analista de Estudos Econômicos da federação, traçou o histórico da crise no Brasil e no Rio – estado que sofreu mais no período – e apresentou as oportunidades com a reforma da Previdência. “Apesar do alto desemprego no estado, temos perspectivas positivas com a retomada do setor de petróleo e gás e a reversão de queda da indústria de construção civil”, apontou.
Saiba mais em: Reforma da Previdência para ampliar investimentos no Brasil