Selo da Qualidade Automotiva

Não fique de fora, está chegando o Selo da Qualidade Automotiva. O Programa Selo da Qualidade Automotiva consiste em estabelecer procedimentos para a execução do programa de qualificação para a instalação de sistema de GNV, manutenção e reparação de veículos. Voltados inicialmente às oficinas instaladoras, de colisão, mecânica e autocenter’s, com o objetivo de viabilizar a prática de tecnologias modernas para aperfeiçoar os aspectos referentes aos índices de emissões, desempenho, economia de combustível e segurança nas instalações do GNV, de reparação de colisões e manutenção preventiva.

As oficinas participantes do Programa receberão um selo que representa o reconhecimento da qualidade dos serviços oferecidos e dos profissionais envolvidos. São analisados os critérios de atendimento ao cliente, gestão, segurança, qualidade e padronização necessária para perfeita entrega do veículo ao consumidor final.

O Selo da Qualidade Automotiva, originalmente chamado de SQA, nasceu da necessidade de investir na qualidade das oficinas no estado do Rio De Janeiro, motivado pela administração do Sindirepa Rio em conjunto com a Firjan Senai.

Engajados na implementação de ações que pudessem contribuir para a melhoria desse setor, as instituições fizeram a contratação de consultoria credenciada do Sebrae para a implementação do nosso Selo da Qualidade Automotiva.

As ações do Selo da Qualidade Automotiva visam suprir a deficiência nos campos de qualificação tecnológica das oficinas/instaladoras e dos recursos humanos que aplicam estas tecnologias, priorizando as ações de qualidade dos componentes e sua compatibilidade com as modernas tecnologias originais dos veículos.

Vale ainda destacar que as empresas com o Selo da Qualidade Automotiva, estão aptas e emitirem o laudo em que destacará que o veículo encontra-se com os itens de verificação da polícia militar em ordem, contribuindo na segurança viária e evitando desvios de finalidade do policial fiscalizador. O documento servirá em eventual recurso, tendo a confirmação validada pelo Sindirepa Rio.

A partir daíoutros estados também apresentaram interesse em desenvolver o Programa. Atualmente o Selo da Qualidade Automotiva, está em implantação em fase piloto no Rio de Janeiro, com a meta de atender outros 05 estados no segundo semestre de 2019.

Especificamente no Rio de Janeiro o Selo da Qualidade Automotiva é parte integrante do programa Sou do Rio. O Sou do Rio é um movimento de adesão espontânea para empresários, a sociedade e todos que são apaixonados pelo Rio. De quem valoriza tudo de bom que é produzido aqui. Vai de Bom Jesus do Itabapoana a Paraty, de Campos a Miracema. De produtos à criatividade. De estilo local ao alto-astral. Mas o movimento vai muito além disso. Ele começa nas linhas de produção, passa pelas gôndolas, lojas, oficinas, pontos de venda e entra na vida, no seu dia a dia.