Rodada de negócios da Rede CIN atrai empresários no primeiro dia de congresso internacional de TI

Rodada de Negócios durante congresso de TI

Cerca de 100 empresários participaram das rodadas de negócios com compradores do Uruguai, Peru, França e Portugal

Principal evento do setor, o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT) – sigla em inglês – é uma referência na discussão de tendências e inovação nessa área, mas também oferece grandes oportunidades de negócios. No primeiro dia do evento, que chega à 20ª edição e acontece pela primeira vez na América do Sul, em Brasília, até quarta-feira (5) – empresários participaram em peso da rodada de negócios, organizada pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (

Rede CIN

), coordenada pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

.

Cerca de 100 empresários estiveram presentes nos encontros B2B – Business to Business -, reuniões de 30 minutos, pré-agendadas com base no perfil e no interesse de cada empresa inscrita. Seis compradores estrangeiros – do Urguai, Peru, França e Portugal – integraram as mesas de negociação. A delegação da Rede CIN foi articulada pela Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e conta com 76 empresas.

Uma delas é a CS Consoft, baseada em Belém (PA). A empresa tem 24 anos de operação e se especializou em inteligência corporativa em nuvem. Para o diretor de Relacionamento da CS Consfot, Ronaldo Andrade, a presença na rodada é estratégica. “Tivemos contato com empresas que oferecem serviços capazes de agregar valor ao nosso produto. Nosso principal cliente é o varejo e vimos soluções muito interessantes”, afirmou. A empresa dele atende a 35 setores, sobretudo da região Norte, mas a firma tem representantes no Sul e no Sudeste.

Nesta terça-feira (4), há uma nova rodada de negócios. A expectativa é realizar, ao todo, mais de 200 encontros. Na última edição da WCIT, em Guadalajara, no México, as reuniões resultaram em U$ 95 milhões em negócios.

WCIT

– Considerado a “Olimpíada do setor de TI”, a WCIT reúne, pela primeira vez na América do Sul, 2.500 pessoas, entre líderes empresariais, autoridades, investidores, CEO?s das grandes marcas de TI internacionais, mídia e acadêmicos de mais de 80 países. O Congresso é organizado desde 1978 pela World Information Technology And Services Alliance (WITSA), entidade que representa 90% das empresas de TI do mundo, cujas receitas anuais somam R$ 4,3 bilhões. Nomes como Vint Cerf, o co-criador da internet; Mukhisa Kituyi, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD); Fadi Chehadé, presidente e CEO da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN); entre outros, estão confirmados.

Por Ariadne Sakkis

Foto: José Paulo Lacerda