Relações do trabalho equilibradas contribuem para a geração de emprego, diz Robson Braga de Andrade

Robson Braga de Andrade no Fórum Estadão

?Precisamos de uma legislação que dê segurança jurídica para as empresas e hoje o ambiente nas relações de trabalho não está adequado? – Robson Braga de Andrade

A modernização das relações do

trabalho

se traduzirá em condições mais favoráveis para a economia do país e para o bem-estar do trabalhador brasileiro. De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI),

Robson Braga de Andrade

, colocar as leis do trabalho em compasso com o presente será um passo fundamental para se recuperar o vigor da economia do país. ?O que nós mais queremos é que o Brasil tenha um ambiente de trabalho saudável, que permita o desenvolvimento da economia, que possa gerar empregos de qualidade, e que tragam competitividade e

produtividade

para a indústria?, afirmou.

O importância de uma atualização das

leis

do trabalho foi destacada por Andrade ao

abrir o Fórum Estadão Competitividade: Modernização das Relações de Trabalho

, nesta quarta-feira (21), em São Paulo. Realizado em parceria com o jornal

O Estado de S.Paulo

, o evento coloca em debate experiências internacionais e o cenário brasileiro para analisar os impactos deste tema na competitividade e na produtividade da economia de um país.

O presidente da CNI lembrou que o trabalho é um fator que impacta no dinamismo da economia e no mercado de trabalho. Mas que é preciso assegurar condições para que as relações do trabalho sejam harmonizadas, contribuindo para a geração de empregos e a evolução do diálogo entre empresas e trabalhadores. ?Precisamos de uma legislação que dê segurança jurídica para as empresas e hoje o ambiente nas relações de trabalho não está adequado?, disse.

NEGOCIAÇÃO

? Entre os avanços prioritários para a modernização das relações do trabalho é a valorização da

negociação coletiva

. Apesar de se tratar de um direito previsto na Constituição, acordos e convenções coletivos negociados, de forma legítima, entre empresas e trabalhadores, representados por seus sindicatos, têm sido sistematicamente invalidadas pela Justiça do Trabalho. É pela negociação coletiva que empresas e trabalhadores encontram soluções de consenso para definir rotinas de trabalho, realizadas pelo diálogo e à luz dos direitos constitucionais.

Esta é uma das propostas que a CNI considera prioritária para a modernização das relações do trabalho e que tem sido debatidas, sobretudo no Supremo Tribunal Federal (

STF

). Para o presidente da CNI, é preciso que o debate avance, resultando em propostas construídas de forma articulada. ?Espero que aflorem propostas que contribuam para mudanças que tanto precisamos?, resumiu.

Texto e foto: Guilherme Queiroz, de São Paulo

Para a