Programa de Desenvolvimento Associativo lança editais para federações montarem Plano de Ação de 2017

Conteúdos atendem às demandas de micro e pequenas indústrias e sindicatos empresariais em todo país

Ilustração qualificação empresarial
O

Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)

, coordenado pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, abre nesta segunda-feira (23) o prazo para que federações de indústrias solicitem as ações que desejam oferecer em 2017 para empresários e sindicatos patronais em seus estados.

A chamada do projeto

Associa Indústria

, fruto de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (

Sebrae

), inclui cursos para orientar empresários sobre leis trabalhistas, fiscalização do trabalho, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, eSocial e regimes tributários. Cada federação poderá solicitar a realização de até 12 turmas, voltadas a gestores de micro e pequenas indústrias. Além dos cursos, o Plano de Trabalho pode incluir também a participação de presidentes de sindicatos empresariais nas 15 reuniões do Intercâmbio de Lideranças Setoriais programadas, gerando troca de informações e experiências de interesse setorial.

O fortalecimento dos sindicatos empresariais, foco do Edital Avança Sindicato, também traz novidades. Das quatro oficinas oferecidas, três são novas: ?Projetos para Captação de Recursos?, ?Atendimento às Indústrias na Prática? e ?Aprimorando a Prática em Negociação Coletiva?. Cada federação poderá solicitar até duas oficinas para realização durante o ano. O Bate-papo Sindical, ação que promove a discussão de boas práticas sindicais, passa a contar com mais um tema: comunicação e relacionamento. Outra inovação é do Avança Sindicato é o desenvolvimento do aplicativo da Rede Sindical da Indústria, que facilitará ainda mais a interação e o alinhamento entre sindicatos, federações e a CNI. O Avança também segue oferecendo apoio à implantação de sites e boletins eletrônicos, assim como à realização de planejamentos estratégicos dos sindicatos e do Encontro com Contadores.

Além das diversas ações dos projetos Associa Indústria e Avança Sindicato, o PDA também abriu prazo para as federações apresentarem propostas para de projetos inovadores para promoção do associativismo. Cada federação pode propor até dois projetos. As propostas serão analisadas tecnicamente e as que forem selecionadas contarão com apoio técnico e financeiro da CNI.


PRAZOS –

As federações têm entre 23 de janeiro e 7 de fevereiro para apresentarem as propostas de Plano de Trabalho para os projetos Associa Indústria e

Avança Sindicato

. Já o período para formulação e inscrição de projetos inovadores é um pouco maior, encerrando-se em 17 de fevereiro. Os resultados das três frentes serão apresentados entre até o 3 de março.

Arte Associa Indústria e Avança Sindicato


Por Ariadne Sakkis

Vídeo: José Paulo Lacerda

Infografia: Rafael James

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.