Produção industrial fluminense cresce acima da média nacional, destaca Firjan

A Firjan destaca, após a divulgação dos dados de produção industrial, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a produção industrial fluminense cresce acima da média nacional. Apesar do recuo de 2,0% em outubro em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, a indústria do estado do Rio de Janeiro apresenta crescimento de 4,0% em doze meses, superando a média da indústria brasileira (0,0%). Esse avanço do setor industrial fluminense em doze meses, até outubro, foi observado tanto na indústria extrativa (6,5%) quanto na de transformação (1,4%). Cabe destacar, contudo, que o vetor de crescimento no período foi a cadeia de óleo e gás, com destaque não apenas na atividade extrativa, mas também em coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (+11,4%).

A Firjan ressalta que apesar de o estado do Rio de Janeiro se posicionar, nos últimos doze meses, como o segundo maior produtor industrial entre todas as regiões pesquisadas pelo IBGE, fatores conjunturais e estruturais ainda representam um desafio para o setor. A alta carga tributária e a ainda elevada taxa de juros são os principais problemas enfrentados pelos industriais fluminenses em 2023. Diante disso, reforça-se a importância de continuidade nos esforços para o avanço das reformas estruturantes.

A Firjan reafirma que não há espaço para aumento de carga tributária no estado do Rio de Janeiro sem impacto na subsistência do setor produtivo. Por isso, ressalta que o recente aumento da alíquota de ICMS no estado é totalmente incompatível com o cenário econômico que a indústria fluminense atravessa. Apenas com uma carga tributária adequada e melhorias em infraestrutura o estado do Rio de Janeiro conseguirá desenvolver um polo industrial dinâmico, consolidando a economia fluminense e criando oportunidades para toda a população.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.