Produção cresce nas grandes indústrias, informa pesquisa da CNI

Depois de 21 meses de queda, a produção da indústria brasileira parou de cair. O índice de evolução da

produção

ficou em 50,8 pontos em agosto. Foi a primeira vez desde novembro de 2014 que o indicador ficou acima dos 50 pontos, informa a

Sondagem Industrial

, divulgada nesta quinta-feira (22) pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

.

A boa notícia é resultado da melhora do desempenho das grandes empresas, segmento em que o índice de evolução da produção subiu para 54,4 pontos em agosto. Nas pequenas indústrias, o indicador ficou em 46 pontos e, nas médias, alcançou 48,5 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 são positivos.

Com a estabilização da produção e os estoques dentro do planejado, o índice de utilização média da capacidade instalada da indústria ficou em 66% no mês passado, o mesmo registrado em agosto de 2015.  Embora a

ociosidade

continue alta, foi a primeira vez desde abril de 2014 que a utilização da capacidade instalada não caiu na comparação com o mesmo mês do ano anterior, observa a pesquisa. Nas grandes indústrias, o indicador alcançou 71% em agosto.

“Uma boa parcela das grandes empresas são exportadoras e não dependem apenas da demanda interna. Além disso, em agosto começam as encomendas para o fim de ano. Como os estoques estão ajustados, qualquer aumento na demanda, mesmo pequeno, exige um incremento na produção”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo.

FUTURO

– A Sondagem Industrial mostra ainda que as perspectivas para os próximos seis meses continuam positivas.  Com exceção do

emprego

, todos os indicadores de expectativas ficaram acima dos 50 pontos em setembro, mostrando que os empresários esperam o aumento da demanda, das exportações e das compras de matérias-primas.

“Contudo, a expectativa de novas reduções no número de empregados se mantém”, afirma a pesquisa. O índice de expectativa de número de empregados ficou em 47,9 pontos em setembro, abaixo da linha divisória dos 50 pontos que separa as previsões positivas das negativas.

INVESTIMENTOS

– As perspectivas mais otimistas influenciaram a intenção de investimentos dos empresários. O índice de intenção de investimentos aumentou 1,4 pontos em setembro frente a agosto e alcançou 43,4 pontos.

“Nos últimos cinco meses, o índice mostra tendência de crescimento. No período, o indicador cresceu 4,4 pontos”, informa a CNI. Mesmo assim, o índice está 4,4 pontos abaixo da média histórica, que é de 47,8 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos. Quando maior o índice, maior é a intenção de investir.

– Acesse o site da

Sondagem Industrial

para conhecer todos os detalhes do esatudo.

Por Verene Wolke

Da