Prêmio Melhores do Ano 2020 é realizado em formato híbrido

O Sindirepa realizou no dia 04 de dezembro a 5ª edição do Prêmio Melhores do Ano. O evento aconteceu, pela primeira vez em formato híbrido, com pouco mais de 38 pessoas na Casa Firjan – local da entrega da premiação, e o restante do público em casa, conectado pelo Youtube da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O evento, que encerra o calendário anual de atividades do setor de reparação automotiva, tem o objetivo de homenagear fabricantes de veículos, distribuidores de peças, tintas e seguradoras de veículos, aumentando a participação dos fornecedores no mercado reparador.

Este ano o evento contou com importantes parceiros: FIRJAN, SICOOB, IGT MOTORS, GLOBAL, NATURGY, KS KOLBENSCHMIDT, PPG, CIDADE DAS TINTAS, MANN-FILTER, MERCOCIL, DAYCO, RODIMA, VDAP, SGV, EMBRACIL, GNV SHOP, DELPHI, CILIA E EDS IMPORTS.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, parabenizou o sindicato pela premiação e salientou a importância do setor de reparação automotiva para o estado do Rio. “O ‘Melhores do Ano’ se tornou, sem dúvida alguma, um marco no setor de reparação automotiva e sua cadeia produtiva. É um destaque entre as iniciativas do Sindirepa, que é um dos mais atuantes sindicatos industriais filiados à Firjan. O Sindirepa é um exemplo da importância do associativismo”, disse.

Eduardo Eugênio comentou ainda que a Federação apresentou recentemente à Alerj e ao Governo do Estado do Rio, o Programa de Retomada do Crescimento em Bases Competitivas do Estado do Rio de Janeiro. “A proposta tem quatro eixos com potencial multiplicador de negócios, emprego e renda para diversos setores. Um dos eixos contempla medidas para destravar investimentos em gás natural no estado, com potencial de investimentos de R$ 45 milhões”, acrescentou.

A presidente da Naturgy, Kátia Repsol, afirmou que a parceria com o Sindirepa e com a Firjan é longa e produtiva. “Com eles temos conseguido crescer o número de postos GNV e conseguido investimentos para fazer com que o Estado do Rio de Janeiro seja um grande polo de GNV. O Sindirepa desenvolve o mercado consumidor”, garantiu.

Durante o evento, a equipe técnica da Firjan apresentou dois estudos voltados ao setor. O primeiro foi a ‘Sondagem do Setor de Reparação de Veículos e Acessórios Automotivos’. O objetivo da pesquisa é compreender a situação atual das empresas do setor de reparação de veículos e acessórios automotivos no contexto do isolamento social decorrente da pandemia. No total, 115 empresas foram ouvidas. Dessas, 80% afirmaram ter sentido a baixa demanda do mercado. Outras situações foram apontadas pelo setor como: falta de capital de giro, queda da produção, falta ou alto custo da matéria prima, queda da produtividade da mão de obra, deslocamento dos funcionários, entre outras.

O segundo estudo apresentado foi voltado à situação econômica atual e a tendência para 2021. “Já temos observado um cenário de recuperação em curso, porém gradual. 2021 certamente será um cenário de recuperação da atividade econômica, principalmente para a indústria”, comentou Jonathas Goulart, coordenador de Estudos Econômicos da Firjan.

Celso Mattos, presidente do Sindirepa, apresentou alguns resultados de 2020. “Observamos os desafios da indústria e agimos de forma rápida. Intensificamos o debate sobre a agenda de sustentabilidade; conquistamos na justiça a possibilidade da abertura das oficinas no Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Firjan; realizamos testes de covid gratuitos; para o setor de colisão avançamos em negociações e esperamos entregas boas novidades já em 2021; defendemos a proposta de alteração da RTQ e da suspensão e proibição de válvulas de aço carbono, que impactaria o mercado. Realizamos ainda o Seminário da Qualidade Automotiva e cabe destacar o Selo de Qualidade Automotiva e o Programa de Qualificação para instalação do sistema de GNV, que está em andamento pelo SENAI. Por conta de resultados efetivos, nosso número de associados tem aumentado”, discursou, acrescentando que o Sindirepa recebeu premiações por causa das práticas e trabalho de associativismo, esteve presente na grande mídia nacional e setorial e ainda publicou 45 notas técnicas defendendo o setor durante a pandemia.

Entre as ações, que surgiram em 2020 por conta da pandemia e deverá permanecer em 2021, está a websérie. No próximo dia 15, a sequência de webnários para o setor conclui o ciclo de 2020, com 15 aulas ao vivo e online.

“O evento ultrapassou o estado do Rio e alcançou um público até mesmo de outros países da América Latina. Fechamos 2020 com a sensação de ter contribuído para o setor de reposição independente”, enfatizou Luís Lipay, diretor comercial da Motorservice.

Clique aqui e baixe as fotos, mencione @karinimartinifotografia e @sindirepaoficial

Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020:

Categoria Bomba de Combustível:

1º lugar – BOSCH

2º lugar – DELPHI

3º lugar – MAGNETI MARELI

Categoria Correias:

1º lugar – DAYCO

2º lugar – GATES

3º lugar – CONTITECH

Categoria Componentes do motor – anéis, pistões e bronzina:

1º lugar – KS

2º lugar – MAHLE

3º lugar – COFAP

Categoria Montadora:

1º lugar – GM

2º lugar – FIAT

3º lugar – FORD

Categoria Filtros de Ar:

1º lugar – MANN-FILTER

2º lugar – WEGA

3º lugar – TECFIL

Categoria Pneus:

1º lugar – MICHELIN

2º lugar – PIRELLI

3º lugar – BRIDGESTONE

Categoria Óleo lubrificante de motores:

1º lugar (empate)– LUBRAX e CASTROL

3º lugar – AC-DELCO

Categoria Kit GNV 5ª Geração:

1º lugar – IGT

2º lugar – LANDIRENZO

3º lugar – SGV

Categoria Retentores:

1º lugar – SABÓ

2º lugar – ORION

3º lugar – ELRING

Categoria Seguradora:

1º lugar (empate) – BRADESCO e PORTO-SEGURO

3º lugar – SUL AMÉRICA

Categoria Sistema de Orçamentação:

1º lugar – CILIA

2º lugar – AUDADEX

3º lugar – ORION

Categoria Válvula de GNV:

1º lugar – VDAP

2º lugar – IGT

3º lugar – PRESSOR

Categoria Tubos:

1º lugar – IGT

2º lugar – TDLM

Categoria Instituição Financeira:

1º lugar – ITAÚ

2º lugar – CAIXA ECONOMICA FEDERAL

3º lugar – SICOOB

Categoria Redutor de Pressão:

Empatados em 1º lugar – LANDIRENZO e IGT

3º lugar – BRC

Categoria Especial dos Parceiros da Indústria da Reparação Automotiva:

LUIZ HENRIQUE DA SILVA AUGUSTO, DIRETOR COMERCIAL REPRESENTE DA EMPRESA IGT.

KÁTIA REPSOL, PRESIDENTE DA NATURGY.

EDER DOS SANTOS, DIRETOR COMERCIAL DA EDS.

ADELSON MARGE, DIRETOR PRESIDENTE DA MERCOCIL.

FABRÍCIO CARDOSO CASTELO BRANCO, GERENTE GERAL DA EMPRESA RODIMA.

LUIS LIPAY, DIRETOR COMERCIAL DA EMPRESA KS KOLBENSCHMIDT.

SILVIA MILANESE E ANDRÉIA TRÓIA, RESPECTIVAMENTE DIRETORA COMERCIAL E GERENTE DE MARKETING DA EMPRESA CIDADE DAS TINTAS.

VAGNER ALVES DE MORAIS, GERENTE REGIONAL DA EMPRESA PPG.

RICARDO DE OLIVEIRA SILVA, DIRETOR PRESIDENTE DA GLOBAL.