PIB do Brasil cresce em 2022, mas já dá sinais de desaceleração, ressalta Firjan

A Firjan ressalta que, apesar do resultado positivo do PIB nacional em 2022 (+2,9%), o ano foi marcado por desaceleração trimestre após trimestre: do primeiro ao quarto, na comparação com os trimestres imediatamente anteriores, o PIB variou +1,3%, +0,9%, +0,3% e -0,2%, respectivamente.

Para a federação, a perda de fôlego corrobora os desafios aguardados para este ano. Embora tenha ocorrido uma ligeira melhora no cenário internacional – por conta da reabertura da China e da adaptação, melhor do que a esperada, à crise energética da Europa – as condições financeiras apertadas, aqui e no exterior, mantêm a perspectiva de baixo crescimento.

Nesse contexto, a Firjan reforça que é urgente o resgate da credibilidade fiscal, através da aprovação de reformas estruturantes e da definição de uma nova âncora fiscal. Esse caminho abrirá espaço para o início de uma ação coordenada das políticas monetária e fiscal, contribuindo para a recuperação da confiança dos empresários e para a retomada do crescimento econômico.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.