Onze personalidades recebem a Ordem do Mérito Amazônico em solenidade na CNI

Ação Pró-Amazônia

Onze personalidades que prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento da Amazônia foram homenageadas na noite desta segunda-feira (28), em Brasília, com a Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor (veja abaixo a lista dos homenageados). A solenidade, realizada na sede da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, contou com as presenças do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, do governador do Amazonas, José Melo, e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

A Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor foi criada em 1995 e é entregue pela Ação Pró-Amazônia, que completou 25 anos e reúne as nove federações das indústrias da Amazônia Legal. A comenda é destinada a premiar personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, civis, militares ou eclesiásticas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento, do bem-estar social e da divulgação do parque industrial da Região Amazônica.

Antonio Silva

?A Amazônia legal é uma região economicamente viável” – Antonio Silva

Robson Braga de Andrade destacou que a Ação Pró-Amazônia vem sendo um exemplo para a CNI. ?Tem contribuído para o desenvolvimento não só da indústria, mas de setores como a agricultura, o agronegócio, serviços e comércio?, frisou. ?Um dos pontos marcantes do Pró-Amazônia aconteceu na minha gestão, quando começou o trabalho do Norte Competitivo, que serviu de modelo para as outras quatro regiões do Brasil. Hoje, temos para todo o país um trabalho de desenvolvimento da logística, baseado na eficiência, na melhoria das condições para o aumento da produção e da qualidade de vida, e para a melhoria dos estados brasileiros?, acrescentou Andrade.

Antonio Silva, por sua vez, observou que a Amazônia Legal tem 25 milhões de moradores, e é uma região rica e privilegiada, mas nem sempre lembrada pelos governos. ?É uma região economicamente viável. E isso nos torna mais otimistas para enfrentar as dificuldades que não impedem o nosso espírito empreendedor?, afirmou o presidente de FIEAM e da Ação Pró-Amazônia.

Um dos homenageados, o deputado Pauderney Avelino enfatizou que cada um dos homenageados contribuiu para o desenvolvimento de seus respectivos estados e para toda a Amazônia. ?A nossa região precisa mais do que nunca do esforço de cada brasileiro para que possamos também dar uma contribuição para um Brasil melhor?, disse o parlamentar.

Veja quem foram os homenageados com a Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor:

Almecir de Freitas Câmara,

superintendente do Departamento Regional do SESI de Roraima

Benedito Bezerra Mendes,

empresário e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA)

Blairo Borges Maggi,

ministro da Agricultura

Carlos Takashi Sasai (In Memorian),

ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC)

Edílson Baldez das Neves,

presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA)

Gualter Parente Leitão,