Oficinas reduzem custos e economizam aumentando a sua rentabilidade

Graças ao Programa Lean Reparação Automotiva, do Ministério da Economia em conjunto com a Firjan Senai/Sindirepa, diversas oficinas de colisão, instaladoras e oficinas mecânicas do Rio de Janeiro poderão aumentar a sua competitividade, sendo um diferencial para o consumidor final.

Um equipamento fora de lugar ou um leiaute mal feito podem causar prejuízos a uma oficina automotiva? A resposta é “sim”, e foi constatada em empresas do Rio de Janeiro. O  Programa Lean Reparação Automotiva, será realizado pela Firjan SENAI em parceria com o Sindirepa e será o projeto piloto do Ministério da Economia.

Entre outros resultados significativos, as empresas devem aumentar a sua rentabilidade e reduzir custos.

“O objetivo é aplicar a metodologia Lean no desenvolvimento de melhorias com foco nos processos de produção ligados ao aumento da produtividade e qualidade e na redução de custos e desperdícios”, explica o Presidente do Sindirepa, Celso Mattos. .Lean é um conjunto de conceitos e ferramentas básicas utilizado na implementação de sistemas de manufatura enxuta, redução de custos, otimização de produtos e processos. Os principais objetivos são: reduzir perdas e desperdícios, aumentar produtividade e competitividade, difundir o conhecimento das ferramentas de melhoria contínua e sua aplicação para solução de problemas.

Além daquele valor economizado, outros números atestam a eficácia do projeto. É esperado que as atividades de valor não agregado (NVAA) no conjunto das empresas chegue próximo de 78%, principalmente pela organização dos espaços e do trânsito de pessoal nos ambientes; a produtividade deverá crescer  15%, a performance está prevista para o crescimento de 30%  e as horas ociosas deverá ter a redução estimada até 37%, ou seja, cada empresa ganhará cerca de 900 horas/ano de trabalho.

A média do benefício estimado sobre o custo (B/C) é de de R$26,58, o que equivale dizer que, para cada real investido, a oficina poderá ter esse valor retornado. Além desses ganhos pontuais, está previsto as adequações de espaços físicos utilizados e a redução nas folhas de pagamento (“sem, necessariamente, implicar em demissões) e nos custos diretos. A empresas participantes do Programa Lean são necessariamente associadas ao Sindirepa.

A cada uma das empresas será destinada horas de capacitação numa programação com as seguintes atividades: planejamento e sensibilização de lideranças; diagnóstico técnico; treinamento prático nas ferramentas da metodologia Lean; reuniões individualizadas para monitoração e direcionamento dos projetos; sistema de gestão do projeto.

O evento de lançamento e adesão ao projeto ocorrerá no dia 02 de abril de 2020 na Casa Firjan e as vagas são limitadas.

Caso tenha interesse na participação, basta encaminhar um e-mail para sindireparj@sindirepa.org.br para maiores informações.