Núcleo de Acesso ao Crédito é destaque do Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A

Mecânica Beto

foi fundada há mais de 40 anos. A oficina se especializou na adaptação de veículos para pessoas com deficiência. De uns anos para cá, o negócio vem fazendo um caminho curioso. Aos poucos, vai passando de serviço para indústria. Isso porque a empresa teve o apoio necessário do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Federação de Indústrias do Estado do Paraná (

FIEP

) para acessar o

financiamento

que embasou a expansão e a transformação dos negócios. A história dele foi destaque do programa

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

, que foi ao ar no último domingo (30).

Mecânico trabalhando na empresa que recebe crédito e consultoria


Os Núcleos de Acesso ao Crédito buscam orientar e preparar as empresas para a tomada de crédito, por meio da difusão de informação e do atendimento personalizado

A Rede NAC foi construída pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

em parceria com as federações de indústrias para orientar e facilitar a tomada de

crédito

por parte das indústrias (

clique para sabe mais

). O NAC do Paraná orientou a microempresa a montar projetos para disputar recursos em editais de inovação para desenvolver os inventos. Há cerca de dois anos, esse apoio culminou na aprovação de um recurso de subvenção – subsídio não reembolsável, adequado para projetos de maior risco – no edital da

FINEP

(Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação). Com o financiamento, Sandro Cuppeizaki, proprietário da oficina, conseguiu desenvolver um novo banco, que gira e sai do carro, para facilitar o acesso de cadeirantes ao veículo.

“Eu não imaginava que uma

microempresa

como a minha poderia acessar um recurso na FINEP. Sem a ajuda do NAC, nós jamais teríamos conseguido. Foi um aprendizado muito grande, não apenas para escrever o edital, mas também no gerenciamento do projeto. É um suporte sensacional”, elogia Sandro.

Os NACs buscam orientar e preparar as

empresas

para a tomada de crédito, por meio da difusão de informação e do atendimento personalizado. Até o momento, 12 federações já contam com um núcleo: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco,  Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. A prestação do serviço às empresas incluiu assessoria, consultoria, produção de material informativo, capacitações e consultorias na área de crédito e

gestão financeira

, além de rodadas de negócios entre agentes financeiros e empresas industriais.

Confira

aqui

a íntegra da matéria.

Por Ariadne Sakkis

Foto: Reprodução/TV Globo

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.