Novo Centro de Treinamento Automotivo do SENAI fortalece as Oficinas de Reparação Independente do SINDIREPA

Uma parceria entre o SENAI e o Sindirepa RJ, atenderá às demandas de formação profissional de todo o segmento, não somente no atendimento de pós-venda, mas principalmente atendendo todo os proprietários de veículos automotores. A inauguração, em 16 de agosto, reuniu atores da cadeia automobilística fluminense.

Em seus 800m2, o Centro de Treinamento oferece equipamentos tecnológicos, voltados para sistemas eletroeletrônicos e mecânicos, e oficinas para as aulas práticas. Entre os mais de 20 cursos disponibilizados, estão o técnico de Manutenção Automotiva, instalador de acessórios automotivos, mecânico de ar-condicionado, técnico de motores Ciclo Otto, metrologia aplicada à área automotiva e instalação e manutenção de sistemas de Gás Natural Veicular (GNV) de 5ª geração.

Eduardo Eugênio – Presidente da Firjan, Celso Mattos – Presidente do Sindirepa e Alexandre dos Reis Diretor do Senai – oficializam a abertura da Unidade Automotiva Senai – Jacarepaguá

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, destacou o crescimento, maior que a média nacional, do setor automobilístico no estado do Rio, demandando mais profissionais qualificados. “A inauguração do Centro ajudará a suprir essa necessidade. As empresas poderão dispor de toda a expertise do SENAI em capacitação, assim como de seus laboratórios e bibliotecas”, informou.

Um dos impulsionadores desse aumento, segundo Celso Mattos, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa), é a maior procura por manutenção nos veículos e instalação de GNV "em épocas de crise, quando a venda de automóveis e motocicletas diminui o setor de reparação continua o seu caminho, por vezes sempre crescendo, diferente de qualquer outro setor, isso só demonstra a importância do setor automotivo, sem falar nas instalações de GNV que crescem de forma surpreendete a cada dia” frisa Mattos.

As empresas de reparação de veículos independentes, são responsáveis pela maioria dos reparos no estado do Rio de Janeiro, segundo o Presidente do Sindirepa, “Fica latente a necessidade de escolas de qualificação automotiva, a procura por cursos técnicos do setor é enorme,  algumas vagas estão completamente lotadas, nosso setor,  de reparação independente é responsável por mais de 75% de todos os reparos em nosso estado, a nível nacional esse número bate os 80%, ou seja, o consumidor está deixando as concessionárias e procurando as empresas de reparos independente, afinal nossa qualidade, capricho e conhecimento estão em sintonia com algumas montadoras” ainda segundo Mattos “o sindicato trabalha no fechamento de um acordo com determinadas montadoras possibilitando ao empresário da reparação fazer as revisões e manutenções como concessionários fossem. Essa  é uma conquista do sindicato, uma tendência no Brasil que já é realidade em outros países, fico feliz pois outras montadoras já sinalizam seguir esse modelo de negócio”, afirma Mattos.

Ainda segundo o presidente do sindicato “A FIRJAN ajudou a resolver a demanda dos empresários de reparação automotiva independente por uma escola que atendesse às suas necessidades, principalmente das instaladorass de GNV. A procura foi tanta que praticamente não há mais vagas disponíveis para os cursos deste ano. Serão em torno de 300 profissionais capacitados em 2017 e mais de 1.500 em 2018”, finaliza  Mattos.