Monroe oferece tecnologias para amortecedores inteligentes

A Monroe, empresa líder no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, possui modelos para todas as aplicações e necessidades, fornecendo componentes originais para as montadoras e para o mercado de reposição. A companhia investe em tecnologia de ponta e desenvolve constantemente novos sistemas inteligentes, presentes em diversos modelos de automóveis em todo o mundo.

A tendência para o futuro são os amortecedores que armazenam energia, com foco na eficiência e na sustentabilidade. Esse método permitirá aproveitar a energia gerada pelos movimentos de compressão e extensão para recarregar uma bateria. Enquanto essa tecnologia ainda está em estudo, conheça as soluções que a Monroe já disponibiliza globalmente.

O sistema mais moderno disponível no mercado é a suspensão ativa, em que a movimentação vertical das rodas é determinada por sensores que coletam dados da via e do veículo e indicam os movimentos a serem feitos pela suspensão. Dessa forma, os movimentos não dependem unicamente das condições da via, sendo ajustados automaticamente para reduzir o balanço da carroceria e aumentar o conforto.

A Tenneco possui sete tecnologias de amortecedores para sistemas ativos. Um deles é o DRiV™, lançado em 2017 e com grande abrangência de aplicações, especialmente no segmento de veículos leves. Essa tecnologia utiliza 16 níveis de amortecimento e oferece redução no movimento de carroceria e de “mergulho” em frenagens, principalmente quando o veículo está carregado. Os benefícios incluem maior conforto, controle e performance.

Já o Dual Mode é direcionado para modelos compactos, unindo conforto e um rodar mais esportivo ao toque de um botão. Uma unidade de controle altera eletronicamente entre os modos suave e firme, solução que atende condições de tráfego diário ou quando o motorista deseja maior desempenho.