Michel Temer se reúne com empresários nesta sexta-feira (8), na CNI

Presidente interino Michel Temer

Empresários vão apresentar a Temer propostas da indústria para o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios, da propriedade industrial e dos sistemas de financiamento à inovação

O presidente em exercício Michel Temer, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques participarão da reunião do Comitê de Líderes da

Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)

. O encontro ocorre nesta sexta-feira (8), na sede da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, em Brasília, a partir das 10h.

A reunião será coordenada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Entre os mais de 100 representantes de empresas participantes estão Horácio Lafer Piva, da Klabin, Pedro Passos, da Natura, Bernardo Gradin, da GranBio, José Rubens De La Rosa, da Marcopolo, Gilberto Peralta, da General Eletric no Brasil, Ricardo Pelegrini, da IBM, Paula Bellizia, da Microsoft, e Mauro Kern, da Embraer.

Durante o evento, os empresários apresentarão a Temer, Kassab e Maria Silvia as propostas da indústria para o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios, da propriedade industrial e dos sistemas de financiamento à inovação.

Criada em 2008 e coordenada pela CNI, a Mobilização Empresarial pela Inovação é um movimento que reúne mais de 100 líderes empresariais das maiores empresas do país. O grupo debate e formula propostas de políticas públicas e estimula a inovação nas empresas brasileiras. O principal objetivo é construir um ambiente em que a inovação ocupe um papel central na estratégia das empresas e, com isso, contribuir para a criação de empregos, o fortalecimento e a inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor.

A agenda da MEI para 2016 estabelece seis prioridades, que são:

·  Atualização do marco regulatório da inovação

·  Aperfeiçoamento do marco institucional da inovação

·  Aprimoramento dos mecanismos de financiamento à inovação

·  Estruturação da inserção global de empresas brasileiras via inovação

·  Modernização do currículo das engenharias

·  Fortalecimento da atuação de pequenas e médias empresas inovadoras

Por Verene Wolke

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil