Metodologia Lean é tema do 3º Seminário de Qualidade Automotiva 2020

Já tradicional no segmento de reparação automotiva, o Seminário de Qualidade Automotiva de 2020 teve sua terceira edição realizada online. O Sindirepa trouxe como tema do evento a “Metodologia Lean para o setor de reparação automotiva” e atraiu centenas de associados e empresários do ramo de reparação automotiva.

“Tenho minha oficina de lanternagem e pintura há 41 anos e a gente está sempre procurando melhorar a qualidade dos nossos serviços, bem como o bem-estar de nossos funcionários. O projeto Lean foi de grande importância para a gente melhorar a qualidade. No dia a dia, às vezes não percebemos as falhas que acabam por nos gerar prejuízos financeiros e desgaste dos funcionários. O desperdício de material é muito grande e com a orientação do consultor, rapidamente detectamos o problema e seguimos com o trabalho”, disse o empresário e diretor da oficina Carrera, Carlos Ramon de Melo.

O Presidente do Sindirepa e Vice-presidente da Firjan, Celso Mattos, reforçou que, embora este tenha sido um ano incomum, com “ambiente de negócios complexo”, há uma grande expectativa para o Brasil pós-pandemia.

“Esse ano tem sido atípico, mas nós não ficamos parados. Trabalhamos em soluções para vocês. Empreendemos ações para garantir que a roda continuasse a girar e as oficinas tivessem a permissão de trabalhar. Estimamos que 20 mil empregos puderam ser preservados a partir de uma ação conjunta com a Associação de Proteção Veicular”, informou o presidente, que acrescentou:

“Pelo Sindirepa também defendemos propostas para postergarmos as mudanças no GNV, pelo Inmetro, e vamos continuar entregando resultados para um melhor ambiente de negócios. O gás, por sinal, já é um dos motores para a economia do Rio, quem dirá do Brasil”.

Um dos apoiadores do evento, Luis Lipay, diretor da MotorService Brasil, reforçou a importância do seminário para o seguimento. “Reconheço que o Sindirepa Rio se reinventou nesses últimos seis meses o que possibilitou a realização desse e outros eventos, que ficaram totalmente online. Isso permite a troca de conhecimento sem colocar em risco os participantes e garantindo esse isolamento social necessário neste momento”, disse.

Carlo Magno, gerente geral de Relacionamento e Negócios da Firjan também participou do seminário e falou sobre Saúde e Segurança do Trabalho. “Nosso posicionamento é ser um parceiro efetivo na estratégia da gestão de risco, vida segura e saudável e eficiência operacional das empresas”, acrescentou.

Anuário 2020

Ao fim do Seminário, o Presidente do Sindirepa e Vice-Presidente da Firjan, Celso Mattos realizou o lançamento do Anuário da Indústria de Reparação de Veículos.

Durante o lançamento, Celso Mattos reafirmou a resiliência da indústria de Reparação Automotiva no Rio de Janeiro e no Brasil, devido aos inúmeros desafios causados pela pandemia.

“Esse é um mercado cíclico e exige rapidez nas ações e decisões do Sindirepa e da Firjan. O Anuário traz informações que podem auxiliar o mercado, apontando tendências para novos investimentos”, afirmou.

Para ter acesso à versão digital do Anuário 2020 clique aqui.