Metade dos 26 projetos selecionados pelo Edital SENAI SESI de Inovação foi apresentada por startups

Edital SENAI SESI de Inovação

selecionou 26 projetos que vão receber financiamento de R$ 14,3 milhões para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Metade das propostas escolhidas foi apresentada por startups. Além disso, 10 foram elaboradas por pequenas empresas, duas por média e outra por grande indústria. O Edital de Inovação é uma iniciativa do

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

e do

Serviço Social da Indústria (SESI)

para promover a cultura de inovação nas empresas e aumentar a produtividade da indústria brasileira.

A presença de startups tem crescido entre os selecionados do Edital, desde que passaram a ser oferecidos incentivos a esses empreendedores. Em todo o ano de 2015, 62% dos projetos escolhidos eram de startups e 16% de pequenas empresas. Em 2014, projetos apresentados por startups representaram 44% dos selecionados e 18% foram propostos por indústrias de pequeno porte. Neste ano, startups de base tecnológica participantes de programas parceiros têm bônus de 50 pontos.

O gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, comemora a forte presença de startups neste primeiro ciclo de selecionados. ?O resultado é extremamente positivo. Mostra que o empreendedorismo industrial ganha cada vez mais força e que o SENAI está de fato apoiando os novos negócios inovadores, a indústria do futuro?, diz ele. Na lista dos aprovados estão projetos apresentados por sete startups que também receberam benefícios do programa Inovativa Brasil, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (

MDIC

), e que por isso tiveram pontuação diferenciada no Edital de Inovação.

Nesta primeira fase da chamada, foram recebidas 298 inscrições. Entre as selecionadas estão propostas nas áreas de tecnologia da informação, de alimentos e bebidas, polímeros, automação, celulose e papel, construção civil, eletroeletrônica, petróleo e gás, química e outros.  Entre os projetos estão, por exemplo, o desenvolvimento de um robô inspetor para locais de alta periculosidade, um cosmético antienvelhecimento em cápsula feito com pimenta biquinho e uma pulseira para cuidados e monitoramento de idosos, entre outros.

A partir de agora, as ideias serão concretizadas com o apoio dos

Institutos SENAI de Inovação

, rede nacional que faz pesquisa aplicada e desenvolve produtos e processos inovadores. Entre os projetos, 96% serão desenvolvidos em mais de um dos 19 institutos em operação e 82% em parceria com Institutos de Ciência e Tecnologia, a maioria presentes em universidades públicas. ?Os dados comprovam que os Institutos SENAI de Inovação estão conseguindo traduzir o conhecimento produzido nas universidades em novos negócios inovadores?, avalia Prim.

Entre os projetos escolhidos, cinco são de Pernambuco e cinco de Minas Gerais. Os demais estados que tiveram projetos selecionados foram: Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Mato Grosso do Sul (2), Rio de Janeiro (2), Ceará (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Santa Catarina (1), São Paulo (1) e Bahia (1).

POTENCIAL INOVADOR –

O projeto pode ser inscrito por empresas de todos os portes a qualquer tempo e as ideias apresentadas são analisadas a cada quatro meses por um comitê de avaliadores. Novas rodadas de seleção terão resultados divulgados em 7 de novembro deste ano e em 20 de fevereiro de 2017. São levados em conta o potencial inovador da ideia e a capacidade de a empresa colocá-la no mercado.

Do total disponibilizado neste ciclo, R$ 7,65 milhões foram aportados pelo SENAI e pelo SESI nacionais e R$ 6,67 milhões por seus departamentos regionais. Neste ano, as duas instituições aportam R$ 23,6 milhões para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços que visem ao aumento da produtividade e competitividade das empresas brasileiras.  A maior parte (R$ 20 milhões) é executada pelo SENAI e o restante (R$ 3,6 milhões) pelo SESI. Nesse último caso, são financiadas iniciativas que reduzam riscos de doenças e de acidentes de trabalho na indústria. Os departamentos regionais também aportam recursos de cada projeto aprovado.

Os projetos serão selecionados com base em critérios como o potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. O bônus é concedido às seguintes startups inovadoras:

– As formadas a partir de projetos finalistas do INOVA SENAI Nacional a partir de 2015;

– As apoiadas por programas de aceleração do SENAI;

– As finalistas da fase 3 do programa Inovativa Brasil do MDIC a partir de 2014;

– As apoiadas pelo programa Startup Brasil do MCTI em 2016;

– As finalistas das edições do Lemonade de 2016;

– As vencedoras do ITA Challenge 2016;

– As selecionadas pelo SENAI no Open 100 Startups 2016.

Por Helayne Boaventura

Da