Junho é o mês da conscientização pela manutenção preventiva de automóveis

Com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a importância da manutenção preventiva, que garante um trânsito mais seguro, algumas cidades brasileiras adotaram junho como o "Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis". Em São Paulo, por meio de projeto de lei municipal, a data faz parte do calendário oficial desde 2007, a mobilização também acontece nas cidades paulistas de Sorocaba e Bragança Paulista, em Vitória (ES), todo o estado do Paraná e em Roraima, na capital Boa Vista. Há um projeto de lei em tramitação, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para instituir a data em todos os municípios do Estado.

A falta de manutenção é um problema recorrente em vários países. Nos EUA, o movimento é realizado em abril, onde há vários anos existe o movimento National Car Care Month (NCCM). São realizadas inspeções veiculares gratuitas para checagem de itens de segurança. No Canadá o evento ocorre em maio.

A idade média da frota brasileira aumentou nos últimos anos, cerca de 43 milhões de veículos leves e pesados em circulação, tem idade média acima de nove anos. Veículos com até cinco anos, correspondem a 34% da frota; o número sobre para 49% de seis a 10 anos; 15 a 20 anos somam 13% e acima de 20 anos 4%.

Para o Sindirepa – Sindicato da Industria de Reparação de Veículos e Acessórios – os acidentes causados por falha mecânica estão invisíveis aos nossos olhos. No Brasil eles matam 40 mil pessoas por ano e, metade deles tem como causa alguma falha mecânica. Todo motorista deve ter cuidados básicos com seu veículo, para garantir o bom funcionamento, consequentemente oferecer mais segurança a todos.

Para Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico, este é um período ideal para se realizar a revisão do veículo, porque muitos estão se preparando para pegar a estrada com a família ou os amigos. São cuidados simples que muitas vezes evitam aquela parada indesejada no acostamento à espera de socorro. Nalli cita alguns pontos que devem ser observados:

Condições dos pneus: São eles que mantém o carro em contato com o solo, então é importante que estejam em perfeitas condições de uso. Ela explica que a troca do pneu é recomendada quando a banda de rodagem chega a 1,6 mm. Ressalta que também é importante verificar as laterais dos pneus, caso encontre bolhas e calosidades, eles devem ser substituídos. A calibragem errada influencia no desgaste dos pneus e no aumento do consumo de combustível. Calibre a cada 10 dias, preferencialmente com pneus frios e sempre observe a pressão indicada no manual do proprietário, nas etiquetas colocadas nas laterais das portas ou tampa do tanque de combustível. Não esqueça do estepe e leve em consideração as condições de carga.

Suspensão e Alinhamento: Em conjunto com os pneus promovem a boa dirigibilidade do carro. Veículo desalinhado provoca instabilidade e insegurança, principalmente nas curvas. Procure sua oficina de confiança e agende uma inspeção – preferencialmente deve ser realizada a cada 15 mil quilômetros – ou em uma situação especial, como ter sofrido um baque violento ao passar por um buraco.

Sistema de Freios: Cheque discos, pastilhas, tambores e fluido. Vazamentos indicam defeito no sistema. Por isso, se o nível estiver baixo, leve o carro ao mecânico. Nalli recomenda que aproveite a visita para verificar todos os fluidos do carro, como o da direção hidráulica, do arrefecimento, além do óleo do motor e do câmbio.

Bateria: Peça bastante exigida, precisa de um diagnóstico assertivo. Algumas oficinas oferecem um teste que informa o tempo de vida útil da bateria e condições do alternador. 

Palhetas: Chuva ou cerração podem exigir o uso do limpador de para-brisa, então verifique as palhetas. Se o carro estiver parado por muito tempo e ou acumulando poeira, as palhetas podem estar enferrujadas e ou ressecadas. Procure limpar o vidro com um pano úmido retirando todas as impurezas. Se sua palheta estiver de fato com problema, busque um especialista, que possa fazer a regulagem de seus braços de fixação.

Sandra Nalli lembra que o motorista não deve esquecer de verificar as lâmpadas e se todos os equipamentos de segurança estão no carro. Levando o veículo em uma oficina de confiança o motorista previne quebras inesperadas e garante a segurança no trânsito.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.