João Henrique Sousa toma posse na presidência do Conselho Nacional do SESI
Nascido em Teresina, João Henrique Sousa é advogado
João Henrique de Almeida Sousa, que tomou posse na presidência do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) nesta segunda-feira (23), disse ter tranquilidade para estar à frente do órgão porque conhece a fundo as entidades do Sistema Indústria, já que foi dirigente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Piauí. ?Estou ciente que temos o grande desafio de fortalecer a indústria brasileira e voltar a gerar empregos?, destacou Sousa.
Sousa elogiou a atuação do seu antecessor no cargo, Gilberto Carvalho, também presente na cerimônia, e disse que pretende fortalecer a parceria com os departamentos regionais do SESI. ?Quero trabalhar com afinco, coração aberto e vontade de acertar?, concluiu.
João Henrique Sousa foi nomeado ao cargo pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, no dia 17 de maio. Nascido em Teresina, Sousa é advogado. Entre as funções exercidas, foi deputado federal pelo Piauí, ministro dos Transportes ao final do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso e presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Também estiveram na cerimônia de posse do novo presidente do Conselho Nacional do SESI o superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, o diretor-adjunto do SENAI, Sérgio Moreira, os deputados federais Mauro Benevides (PMDB-CE), Mauro Pereira (PMDB-RS) e Paes Landim (PTB-PI), além do embaixador do Taipei, Isaac Tsai.
SOBRE O CONSELHO
? O Conselho Nacional aprova diretrizes, normatiza e fiscaliza ações do SESI em todo o país. Também aprova o orçamento geral da entidade e a distribuição de recursos aos departamentos regionais para execução de serviços e tem estrutura própria, independente do Serviço Social da Indústria. O presidente do Conselho é nomeado pelo presidente da República, conforme estabelecido no
Decreto nº 9665/1946
.
O SESI foi criado pela
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
em 1º de julho de 1946. A entidade desenvolve ações de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e saúde e segurança no trabalho. Mantém uma rede de escolas que oferece educação básica e continuada para trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidades.
Por Maria José Rodrigues
Foto: Miguel Ângelo/CNI
Da
Agência CNI de Notícias