Inscreva seu projeto para o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental

Participe do Prêmio Ação Ambiental 2017 inscrevendo iniciativas da sua empresa em prol do meio ambiente. As inscrições vão de 23/11/2016 a 31/03/2017.

O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental é uma iniciativa para difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

O Prêmio avalia as ações do setor empresarial e reconhece o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas que vão além das obrigações legais. Nas edições anteriores, a iniciativa contou com a inscrição de 195 projetos e premiou 24 empresas, considerando a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.

As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas para a edição 2017! Mostre o que sua empresa faz pelo meio ambiente e tenha seu trabalho reconhecido!

Categorias

Nesta quinta edição do prêmio serão contemplados projetos em cinco categorias:

  • • Gestão de Água e Efluentes: soluções inovadoras para o tratamento de águas e efluentes líquidos; produção de água de reúso; redução e racionalização do consumo; redução de descarte de efluentes; controle da poluição da água;


 

  • • Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: conservação; uso sustentável da biodiversidade; pagamento por serviços ambientais; ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade; acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais associados; recuperação de áreas degradadas; implantação de corredores ecológicos;


 

  • • Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética: gestão de emissões de GEEs, redução ou remoção de GEEs; substituição de insumos; eficiência energética; projetos de MDL;


 

  • • Gestão de Resíduos Sólidos: programa de coleta seletiva; reaproveitamento; valorização; eficiência do processo; tecnologias; logística reversa;


 

  • • Relação com Públicos de Interesse: projetos de envolvimento de comunidades ou desenvolvimento ambiental local; relação com cadeia de valor e fornecedores; relação com o consumidor final para o consumo sustentável; comunicação, sensibilização e envolvimento visando públicos internos ou externos; programas de educação ambiental.


 

Esse rol não é restritivo, apenas exemplificativo, podendo ser apresentados outros projetos que não os acima explicitados, mas que se enquadrem em uma das cinco categorias.

Critérios

Os critérios de avaliação dos projetos envolvem a sua apresentação, cumprimento dos objetivos, seu grau de replicabilidade, resultados mensuráveis, inovação e relevância, sendo observado desde o custo para a realização e manutenção do projeto até as características socioambientais da iniciativa.

Regulamento

Clique aqui e acesse o regulamento

Comissão avaliadora

A Comissão Avaliadora é composta por especialistas e representantes de instituições de notável relevância na área ambiental. Em breve, mais informações.

Contato

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail premioambiental@firjan.org.br ou pelos telefones (21) 2563-4410 e (21) 2563-4157.

Vencedores

Os vencedores serão revelados durante a cerimônia de premiação, no segundo trimestre de 2017.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.