Iniciativa inovadora, Encontro com Contadores aproxima profissionais aos sindicatos e federações

Publicada em 13/6/2016 pela Agência de Notícias CNI. Por Ariadne Sakkis.

A atuação dos contadores é fundamental para o funcionamento das indústrias. Depende deles boa parte de sua organização tributária, fiscal e de gestão de recursos humanos. Buscando estreitar os laços entre contadores e sindicatos empresariais da indústria, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), criou o Encontro com Contadores. Desde a estreia, 59 encontros aconteceram em todo o país, com a participação de mais de 3 mil profissionais. Até o fim de 2016, outros 22 devem ser realizados por sindicatos e federações de indústrias.

Os Encontros são uma oportunidade para apresentar aos contadores a atuação dos sindicatos e das federações na defesa dos interesses do setor industrial, assim como os benefícios que as empresas associadas aos sindicatos podem ter em serviços do SESI, do SENAI e do IEL. Além disso, contêm sempre uma palestra sobre tema de interesse da categoria.

“O Encontro com Contadores é uma ferramenta importante de estímulo ao associativismo, pois divulgar aos contadores os benefícios que as indústrias que são suas clientes podem usufruir ao se associarem aos sindicatos?, afirma a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

Entre os temas abordados nos Encontros, está o Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que será implantado a partir de 2017 para controle da produção e do estoque. As mudanças necessárias para cumprir a legislação exigirão esforços conjuntos entre contadores e indústrias. Outra palestra aborda opções de remuneração dos sócios de uma empresa, como pró-labore, pagamento de juros sobre capital próprio e distribuição de dividendos.  Os tributos incidentes na importação de bens e serviços também são objeto de palestra, que demonstra, por meio de exemplos, a metodologia de cálculo a ser aplicada nesses casos.

?O Encontro com Contadores proporciona aos participantes uma visão prática de assuntos importantes do seu dia a dia, como o Bloco K, e ao mesmo tempo os aproxima do Sistema Indústria e dos serviços que esse Sistema oferece?, afirma o consultor da PDA, Vicente Sevilha.

Cada evento reúne entre 20 e 40 pessoas e dura, em média, 1h30.

Ao longo dos próximos meses, serão realizados Encontros com Contadores nos seguintes estados:

– Acre

– Alagoas

– Bahia

– Distrito Federal

– Espírito Santo

– Maranhão

– Pará

– Paraíba

– Piauí

– Paraná

– Rio de Janeiro

– Rondônia

– Roraima

– Rio Grande do Sul

– Santa Catarina

– Sergipe

– Tocantins

Para mais informações sobre datas, disponibilidade de vagas e como participar, procure o sindicato empresarial que representa o seu setor ou a federação do seu estado.